A cidade e a produção de conhecimentos historico-educacionais : aproximações entre a Campinas moderna de Jose de Castro Mendes e a Barcelona "modelo"
Fatima Faleiros Lopes
TESE
Português
T/UNICAMP L881c
[The city and the production of historical-educational knowledge: approaches between the modern Campinas of Jose de Castro Mendes and the Barcelona "model"]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
Orientador: Maria Carolina Boverio Galzerani
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A investigação diz respeito a tematica da cidade na relação com o processo de expansão da modernidade capitalista, assim como com os conceitos de historia, memoria e educação. O eixo teorico-metodológico, é questão da produção de conhecimentos histórico-educacionais. Analiso a inserção...
Ver mais
Resumo: A investigação diz respeito a tematica da cidade na relação com o processo de expansão da modernidade capitalista, assim como com os conceitos de historia, memoria e educação. O eixo teorico-metodológico, é questão da produção de conhecimentos histórico-educacionais. Analiso a inserção social do intelectual José de Castro Mendes (1901-1970) em Campinas- SP, bem como as visões desta cidade por ele elaboradas e divulgadas na imprensa local, no início da década de 1960. Estabeleço aproximações entre Campinas e Barcelona (Espanha) pertinentes à construuço, nestas duas cidades, da conceppço de cidade moderna e, no caso de Barcelona, tambbm de cidade 'modelo'. Interessa-me investigar as potencialidades histtrico-educacionais contidas no espaao urbano, sendo este enfocado como patrimonio cultural.
Ver menos
Abstract: This investigation is focused on a city and its relation with a modern capitalistic expansion process, as well as the concepts of history, memory and education. The theoreticalmethodological focus is on the issue of the production of historic-educational knowledge. I analyze the social...
Ver mais
Abstract: This investigation is focused on a city and its relation with a modern capitalistic expansion process, as well as the concepts of history, memory and education. The theoreticalmethodological focus is on the issue of the production of historic-educational knowledge. I analyze the social inclusion of an intellectual, José de Castro Mendes (1901-1970), in Campinas - SP, as well as the visions he described of this city, which were published by the local press in the early 600??s. I establish a relation between Campinas and Barcelona (Spain) regarding the development, in these two cities, of the modern city concept, and for Barcelona, also the concept of a ??role modell?? city. I am interested in investigating historic and educational potentials included in the urban space, which is focused as a cultural patrimony
Ver menos
Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015
Orientador
Cury, Claudia Engler
Avaliador
Barbosa, Sidney
Avaliador
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Avaliador
A cidade e a produção de conhecimentos historico-educacionais : aproximações entre a Campinas moderna de Jose de Castro Mendes e a Barcelona "modelo"
Fatima Faleiros Lopes
A cidade e a produção de conhecimentos historico-educacionais : aproximações entre a Campinas moderna de Jose de Castro Mendes e a Barcelona "modelo"
Fatima Faleiros Lopes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra