A abordagem da linguagem matematica na elaboração de problemas por alunos do ensino fundamental
Vera Lucia Grein do Rosario
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP R712a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
37 f.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa é conseqüência dos questionamentos realizados na atividade docente a respeito da resolução de problemas no ensino da matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos ao resolverem problemas matemáticos. O pressuposto aqui adotado é que os alunos apresentam dificuldades na...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa é conseqüência dos questionamentos realizados na atividade docente a respeito da resolução de problemas no ensino da matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos ao resolverem problemas matemáticos. O pressuposto aqui adotado é que os alunos apresentam dificuldades na resolução de problemas por não dominarem a linguagem matemática. No ensino da matemática é essencial que todos sejam alfabetizados matematicamente e que se apropriem dos conhecimentos matemáticos. O conhecimento matemático possui uma linguagem específica e a aquisição desta linguagem não se faz por decodificação e sim por um processo de relação dialética entre a língua materna (linguagem do aluno, de seu cotidiano) e a linguagem matemática. Propomos-nos a discutir sobre a importância da construção da linguagem matemática e a influência da mesma na elaboração e resolução de situações problemas. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa com enfoque interpretativo e descritivo a partir dos dados coletados pela professora pesquisadora.
Ver menos
A abordagem da linguagem matematica na elaboração de problemas por alunos do ensino fundamental
Vera Lucia Grein do Rosario
A abordagem da linguagem matematica na elaboração de problemas por alunos do ensino fundamental
Vera Lucia Grein do Rosario
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra