Marlos Nobre : concertante do imaginario para piano e orquestra de cordas Op. 74 : estudo analitico e interpretativo
Josely Maria Machado Bark. - Bark
TESE
Português
T/UNICAMP B24m
[Marlos Nobre: concertante do imaginario for piano and strig orchestra Op. 74, analysis and interpretative study]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
327 p. : il.
Orientadores: Mauricy Matos Martin, Maria Lucia Senna Machado Pascoal
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico e interpretativo do Concertante do Imaginário para Piano e Orquestra de Cordas Op. 74 de Marlos Nobre. Para introduzir e contextualizar esse estudo, apresenta na Primeira Parte um levantamento biográfico e histórico...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico e interpretativo do Concertante do Imaginário para Piano e Orquestra de Cordas Op. 74 de Marlos Nobre. Para introduzir e contextualizar esse estudo, apresenta na Primeira Parte um levantamento biográfico e histórico da vida do compositor. A Segunda Parte focaliza a obra. Inicialmente, descreve de forma sucinta as técnicas de análise musical desenvolvidas por John White, Arnold Schoenberg, Felix Salzer, Stefan Kostka e Joseph Straus, e destaca os principais termos empregados para o estudo da obra. Segue com o estudo analítico segundo os movimentos Desenho, Motivo e Retrato. Desse estudo são levantadas sínteses a respeito da linguagem empregada, quais os elementos composicionais característicos utilizados pelo compositor e como ele os manipula. Também de acordo com esse estudo analítico, estão indicadas sugestões sobre a execução da obra, apontando aspectos relevantes da interpretação pianística. A conclusão reúne as informações de maior interesse obtidas da análise efetuada, da entrevista complementar realizada com o compositor no Rio de Janeiro e de suas orientações a respeito da execução da obra. Em anexo se encontra a matriz da série O0 de doze sons, material formador do terceiro movimento Retrato
Ver menos
Abstract: The main objective of this study is to present an Analysis of the Concertante do Imaginário for Piano and String Orchestra Op. 74 by Marlos Nobre, and an Interpretative Guide to it. For the sake of contextualization, the First Part presents biographical and historical data of the...
Ver mais
Abstract: The main objective of this study is to present an Analysis of the Concertante do Imaginário for Piano and String Orchestra Op. 74 by Marlos Nobre, and an Interpretative Guide to it. For the sake of contextualization, the First Part presents biographical and historical data of the composer's life. The Second Part focuses on the piece proper, followed by the Analysis of its three movements - Desenho, Motivo and Retrato - based on the techniques developed by John White, Arnold Schoenberg, Felix Salzer, Stefan Kostka and Joseph Straus. The aim of the Analysis is to provide information about the compositional language and its elements, and how the composer uses them, as well as suggestions concerning the pianistic performance of the piece. The conclusion gathers the most prominent information acquired from the overall Analysis of the work and from the complementary interview with the composer in Rio de Janeiro, and his advices on the performance of this piece as well. As an appendix, there is the twelve-tone matrix of the tone row used for the third movement Retrato
Ver menos
Martin, Mauricy Matos, 1955-
Orientador
Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-
Coorientador
Verzoni, Marcelo
Avaliador
Corvisier, Fernando Crespo
Avaliador
Fiorini, Carlos Fernando, 1970-
Avaliador
Ostergren, Eduardo, 1943-
Avaliador
Marlos Nobre : concertante do imaginario para piano e orquestra de cordas Op. 74 : estudo analitico e interpretativo
Josely Maria Machado Bark. - Bark
Marlos Nobre : concertante do imaginario para piano e orquestra de cordas Op. 74 : estudo analitico e interpretativo
Josely Maria Machado Bark. - Bark
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra