Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
Fabiana Fator Gouvea Bonilha
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B641L
[Music finger reading]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
226 p. : il.
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente estudo foi motivado pela experiência pessoal de sua autora,musicista com deficiência visual. Ele aborda aspectos referentes ao ensino da Musicografia Braille, que por sua vez, consiste na notação musical criada por Louis Braille para uso de pessoas cegas. A partir de um enfoque...
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Resumo: O presente estudo foi motivado pela experiência pessoal de sua autora,musicista com deficiência visual. Ele aborda aspectos referentes ao ensino da Musicografia Braille, que por sua vez, consiste na notação musical criada por Louis Braille para uso de pessoas cegas. A partir de um enfoque qualitativo, buscou-se investigar a percepção de estudantes de Música com deficiência visual
e de seus respectivos professores acerca das condições atuais de aplicação da Musicografia Braille ao campo da educação musical. Por meio de entrevistas e questionários, os sujeitos relataram suas experiências, a partir das quais se pôde estabelecer um panorama sobre o ensino desse sistema de escrita. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de formulação do Discurso do Sujeito Coletivo, que visa apreender os pensamentos e as crenças comuns a uma dada população. Os dados colhidos foram discutidos mediante o stabelecimento de categorias e subcategorias concebidas a partir dos depoimentos. Nesse estudo, buscou-se também investigar e avaliar as ferramentas tecnológicas atualmente utilizadas para a produção de partituras em Braille e, de acordo com essa avaliação, foram criados procedimentos que otimizassem a transcrição de obras musicais. Com base na realização desse estudo, concluiu-se que, na atualidade, há muitos obstáculos que impedem o acesso ao ensino da Musicografia Braille, dos quais decorre a grande desinformação por parte de alunos e professores. Apontou-se para a necessidade de uma maior difusão da notação musical em Braille, tanto através de novas produções acadêmicas, quanto através de iniciativas que facilitem a implantação de acervos musicais transcritos para esse Sistema Ver menos
e de seus respectivos professores acerca das condições atuais de aplicação da Musicografia Braille ao campo da educação musical. Por meio de entrevistas e questionários, os sujeitos relataram suas experiências, a partir das quais se pôde estabelecer um panorama sobre o ensino desse sistema de escrita. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de formulação do Discurso do Sujeito Coletivo, que visa apreender os pensamentos e as crenças comuns a uma dada população. Os dados colhidos foram discutidos mediante o stabelecimento de categorias e subcategorias concebidas a partir dos depoimentos. Nesse estudo, buscou-se também investigar e avaliar as ferramentas tecnológicas atualmente utilizadas para a produção de partituras em Braille e, de acordo com essa avaliação, foram criados procedimentos que otimizassem a transcrição de obras musicais. Com base na realização desse estudo, concluiu-se que, na atualidade, há muitos obstáculos que impedem o acesso ao ensino da Musicografia Braille, dos quais decorre a grande desinformação por parte de alunos e professores. Apontou-se para a necessidade de uma maior difusão da notação musical em Braille, tanto através de novas produções acadêmicas, quanto através de iniciativas que facilitem a implantação de acervos musicais transcritos para esse Sistema Ver menos
Abstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music Writing, which is the musical notation created by Louis Braille for blind musicians. Using a qualitative approach, this study investigates the...
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Abstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music Writing, which is the musical notation created by Louis Braille for blind musicians. Using a qualitative approach, this study investigates the opinion of blind music students and their teachers regarding the current application of Braille Music Writing in
musical education. Subjects described their experiences with Braille Music Writing through interviews and questionnaires, enabling the researcher to establish a panorama of music teaching in Braille. Data was analyzed using the technique of formulation of the General Subject Discourse that aims to extract and summarize thoughts and beliefs of a given population. Subjects' opinions were divided into categories and results were drawn from each category. In his study, the author also investigated current technological tools commonly used to produce Braille music sheets, and created a protocol to optimize musical transcription into Braille. The author concluded that there are many obstacles that currently obstruct the access of blind students and their professors to Braille Music Writing, and therefore generates misinterpretation of its potential and usage. As a consequence, the author emphasizes the need for diffusion of information regarding Braille Music writing both through its use within the university and the establishment of Braille music sheets libraries Ver menos
musical education. Subjects described their experiences with Braille Music Writing through interviews and questionnaires, enabling the researcher to establish a panorama of music teaching in Braille. Data was analyzed using the technique of formulation of the General Subject Discourse that aims to extract and summarize thoughts and beliefs of a given population. Subjects' opinions were divided into categories and results were drawn from each category. In his study, the author also investigated current technological tools commonly used to produce Braille music sheets, and created a protocol to optimize musical transcription into Braille. The author concluded that there are many obstacles that currently obstruct the access of blind students and their professors to Braille Music Writing, and therefore generates misinterpretation of its potential and usage. As a consequence, the author emphasizes the need for diffusion of information regarding Braille Music writing both through its use within the university and the establishment of Braille music sheets libraries Ver menos
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
Fabiana Fator Gouvea Bonilha
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