Analise dos acompanhamentos de Dino Sete Cordas em samba e choro
Remo Tarazona Pellegrini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P364a
[Analysis of Dino Sete Cordas accompaniment in samba and choro]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
250 p. : il.
Orientador: Ricardo Goldemberg
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadudal de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O "regional" é conjunto típico que inicia sua trajetória junto ao choro no fim do século XIX. Na época de ouro do rádio, nos anos 40, estabiliza a formação de sua base, com dois violões, cavaquinho e pandeiro, e tem seu nome definido na época de ouro do rádio, nos anos 40. Horondino José da...
Ver mais
Resumo: O "regional" é conjunto típico que inicia sua trajetória junto ao choro no fim do século XIX. Na época de ouro do rádio, nos anos 40, estabiliza a formação de sua base, com dois violões, cavaquinho e pandeiro, e tem seu nome definido na época de ouro do rádio, nos anos 40. Horondino José da Silva, violonista profissional desde os 18 anos, integra os regionais mais renomados desde 1936 e, por influência de grandes músicos como Tute e Pixinguinha, agrega à formação de seus grupos o violão de sete cordas, renovando a linguagem do instrumento e tornando-se a maior referência na área até os dias de hoje. Este trabalho consiste na transcrição e análise de uma amostra de sua obra, com a finalidade extrair e catalogar elementos que sirvam de subsídio ao estudo do violão de sete cordas
Ver menos
Abstract: The "regional", a typical Brazilian ensemble that started its trajectory next to the choro in the Iate 19th century, stabilized its formation, with two guitars, a cavaquinho and a pandeiro, and had its name defined in the golden age of the radio, in the 40's. Horondino José da Silva, a...
Ver mais
Abstract: The "regional", a typical Brazilian ensemble that started its trajectory next to the choro in the Iate 19th century, stabilized its formation, with two guitars, a cavaquinho and a pandeiro, and had its name defined in the golden age of the radio, in the 40's. Horondino José da Silva, a professional guitar player since age 18, integrated the most well-known regionais since 1936 and, under the influence of great musicians such as Tute and Pixinguinha, aggregated to the formation of its groups the seven-string guitar, renewing the instrumenfs language and becoming the greatest reference in the field up to these days. This paper consists of the transcription and analysis of a sample of his work, aiming to extract and catalog elements that can aid in the study of the seven-string guitar
Ver menos
Goldemberg, Ricardo, 1956-
Orientador
Costa, Carlos Wiik da
Avaliador
Santos, Rafael dos
Avaliador
Lopes, Sara Pereira, 1949-
Avaliador
Analise dos acompanhamentos de Dino Sete Cordas em samba e choro
Remo Tarazona Pellegrini
Analise dos acompanhamentos de Dino Sete Cordas em samba e choro
Remo Tarazona Pellegrini
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra