Identidade e resistencia : as crianças e as representações televisuais de corpo e sexualidade
Eliane Medeiros Borges
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B644i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
170p. : il.
Orientadores: Patrizia Piozzi, Maria Luiza Belloni
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A tese trata das relações entre a infância contemporânea e a televisão, focalizando-se nas formas como os conteúdos referentes ao corpo e à sexualidade, construídos e veiculados pela televisão, são apropriados, interpretados e reelaborados pelas crianças. As hipóteses que servem como guia de...
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Resumo: A tese trata das relações entre a infância contemporânea e a televisão, focalizando-se nas formas como os conteúdos referentes ao corpo e à sexualidade, construídos e veiculados pela televisão, são apropriados, interpretados e reelaborados pelas crianças. As hipóteses que servem como guia de reflexão ao longo do trabalho são de que, primeiramente, a infância sofre hoje um processo de erotização, operacionalizado pela mídia, cujo principal significado é o de articular os corpos infantis, transformados em espetáculo e mercadoria, ao consumo.Embora estes conteúdos tenham um forte poder de sedução, efetivando-se como representações que agem no sentido de formar as imagens de corpo e de sexualidade das
crianças, eles sofrem a interferência de diversas mediações que permitem a elaboração de uma resistência por parte dos pequenos, na forma de um discurso divergente daquele dominante da mídia. A abordagem principal da tese parte do campo da sociologia da infância, recebendo ainda contribuições de outras áreas, como a psicologia e a antropologia. A principal orientação metodológica do trabalho centra-se no depoimento das próprias crianças sobre o tema. Para ouvi-las, foram realizadas investigações empíricas, constituídas de questionários e entrevistas, de maneira a avaliar o impacto socializador da televisão, na sua dimensão de construção das identidades infantis, observando-se, concomitantemente, a resistência que os pequenos constroem ao discurso hegemônico do meio Ver menos
crianças, eles sofrem a interferência de diversas mediações que permitem a elaboração de uma resistência por parte dos pequenos, na forma de um discurso divergente daquele dominante da mídia. A abordagem principal da tese parte do campo da sociologia da infância, recebendo ainda contribuições de outras áreas, como a psicologia e a antropologia. A principal orientação metodológica do trabalho centra-se no depoimento das próprias crianças sobre o tema. Para ouvi-las, foram realizadas investigações empíricas, constituídas de questionários e entrevistas, de maneira a avaliar o impacto socializador da televisão, na sua dimensão de construção das identidades infantis, observando-se, concomitantemente, a resistência que os pequenos constroem ao discurso hegemônico do meio Ver menos
Piozzi, Patrizia, 1949-2015
Orientador
Belloni, Maria Luiza
Coorientador
Girardello, Gilka
Avaliador
Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Avaliador
Identidade e resistencia : as crianças e as representações televisuais de corpo e sexualidade
Eliane Medeiros Borges
Identidade e resistencia : as crianças e as representações televisuais de corpo e sexualidade
Eliane Medeiros Borges
Exemplares
Nº de exemplares: 2
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