Prazer versus disciplina ? : um estudo sobre propostas pedagogicas contemporaneas
DISSERTAÇÃO
Português
(Enc.)
T/UNICAMP D15p
Campinas, SP : [s.n.], 1990.
123f.
Orientador: João Francisco Regis de Morais
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No primeiro capitulo é trabalhado o papel da filosofia enquanto abordagem filosófica do prazer na educação. É relevante observar que uma educação para o prazer não estando subsidiada pela reflexão filosófica não se sustenta enquanto proposta pedagógica. Há de destacar como resultado do...
Resumo: No primeiro capitulo é trabalhado o papel da filosofia enquanto abordagem filosófica do prazer na educação. É relevante observar que uma educação para o prazer não estando subsidiada pela reflexão filosófica não se sustenta enquanto proposta pedagógica. Há de destacar como resultado do processo educacional a cosmovisão e a aprendizagem pelo desejo de prazer, assim como o prazer pela ação filosófica dos envolvidos. O segundo capitulo trata sobre a dificuldade ma aprendizagem e o prazer como superação dela. Foi feito um estudo sobre o pensamento educacional de EMILE CHARTIER (ALAIN). O resultado dessa ação educativa deve visar o ¿prazer maior¿, que de outra forma, é a solidificação da personalidade do aluno. A escola é responsável pela educação que enfatiza a imparcialidade do professor caracterizada como não-amor. A família de outro lado é responsável pela proliferação do amor e da afetividade. Portanto, a aprendizagem pela dificuldade, feita na escola, deve visar o desenvolvimento gradual e serio do aluno, de forma que ele possa perceber o ¿prazer maior¿, pela superação da dificuldade. O terceiro capítulo retrata o prazer sendo a mola mestra da educação. RUBEM ALVES apresenta a necessidade de que o desejo de aprender tenha como resultado o prazer real, onde o aluno obtenha, através da experiência, a possibilidade de prazer em todos os seus atos, assim como em todas as circunstâncias existenciais. Portanto, o prazer deve estar presente no inicio, durante e no final do aprendizado. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: Not informed.
Prazer versus disciplina ? : um estudo sobre propostas pedagogicas contemporaneas
Prazer versus disciplina ? : um estudo sobre propostas pedagogicas contemporaneas
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra