Quatro visões iluministas sobre a educação matematica : Diderot, D'Alembert, Condillac e Condorcet
Maria Laura Magalhães Gomes
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G585q
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
291 p.
Orientador: Antonio Miguel
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho focaliza as visões sobre a educação matemática dos quatro autores do Iluminismo francês cujo nome figura em seu título. Os quatro capítulos centrais são constituídos por estudos sobre as idéias de Diderot, d' Alembert, Condillac e Condorcet nos quais se procura ressaltar, para...
Ver mais
Resumo: Este trabalho focaliza as visões sobre a educação matemática dos quatro autores do Iluminismo francês cujo nome figura em seu título. Os quatro capítulos centrais são constituídos por estudos sobre as idéias de Diderot, d' Alembert, Condillac e Condorcet nos quais se procura ressaltar, para cada pensador, o aspecto mais notável em relação à educação matemática. Em Diderot, esse aspecto se encontra no sentido político da educação matemática; d' Alembert se distingue por sua consideração da epistemologia da Matemática como a base da educação matemática. Em Condillac, destaca-se a valorização da educação matemática no plano cognitivo geral; em Condorcet, as concepções e propostas para a educação matemática na instrução pública. Os capítulos inicial e final apresentam, respectivamente, o quadro da educação matemática na França do século XVllI, antes da Revolução, e o contexto da mesma educação no período pós-iluminista, da morte de Condorcet à Restauração
Ver menos
Abstract: This thesis is focused on elucidating visions on Mathematical Education of four Eighteenth Century French Enlightenrnent authors, namely, Diderot, d' Alembert, Condillac and Condorcet. These philosophers main views on Mathematical Education, as perceived, are here organised in four...
Ver mais
Abstract: This thesis is focused on elucidating visions on Mathematical Education of four Eighteenth Century French Enlightenrnent authors, namely, Diderot, d' Alembert, Condillac and Condorcet. These philosophers main views on Mathematical Education, as perceived, are here organised in four exc1usively dedicated chapters, each of them selecting and approaching the core themes and arguments of each author. Accordingly, Diderot's main ideas on the topic are aimed at the political meaning of Mathematical Education, whereas to d' Alembert, the central aspect to be underlined is the Mathematical Epistemology. As for Condillac, the priority is given to the evolving cognitive frameworks. Finally, it is believed that Condorcet' s ultimate emphasis is on public education. The thesis initial and final chapters characterise the Mathematical Education contexts in France, respectively, in the Eighteenth Century before the French Revolution and in the Post-Enlightenrnent phase, from Condorcet's death to the French Restoration
Ver menos
Quatro visões iluministas sobre a educação matematica : Diderot, D'Alembert, Condillac e Condorcet
Maria Laura Magalhães Gomes
Quatro visões iluministas sobre a educação matematica : Diderot, D'Alembert, Condillac e Condorcet
Maria Laura Magalhães Gomes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra