A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no Brasil
Marildes Marinho
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M338o
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
301p. : il.
Orientador: Sirio Possenti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O interesse principal deste trabalho é o de compreender os modos e/ou estratégias pelas quais o discurso oficial institucionaliza ou legitima determinadas concepções sobre as práticas de linguagem na escola. Para tanto, toma-se como objeto de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais de...
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Resumo: O interesse principal deste trabalho é o de compreender os modos e/ou estratégias pelas quais o discurso oficial institucionaliza ou legitima determinadas concepções sobre as práticas de linguagem na escola. Para tanto, toma-se como objeto de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesae as propostas curriculares de alguns estados brasileiros, produzidas nas décadas de 80 e 90. Mais especificamente são analisados aspectos do processo enunciativo,ou seja, da relação autor-leitor.ou as imagens pelas quais essa relação se constitui nesse discurso. Duas questões ganham destaque neste trabalho: a primeira refere-se ao processo de autoria, o qual define uma relação desse documentos com a produção teórica nas universidades.Como se dá, considerando um quadro particularde autoria dos textos oficiais,essa relação entre o discurso curricular e o discurso"acadêmico", "científico" sobre a linguagem? A segunda refere-se ao gênero e às estratégias argumentativas desse discurso,que, pressupostamente, não atendem às expectativas e competências desse leitor.Nessa trilha,é interessante analisar como são apresentados determinados conceitos e pressupostos teóricos, no quadro do que se entende, nesse discurso, como os "estudos contemporâneos sobre a linguagem". A concepção teórico-metodológica deste trabalho cruza fundamentos da teoria da enunciação bakhtiniana e da terceira fase da análise do discurso francesa
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Abstract: Not informed.
Possenti, Sírio, 1947-
Orientador
Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Avaliador
Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-
Avaliador
Val, Maria da Graça Ferreira Costa
Avaliador
Geraldi, João Wanderley, 1946-
Avaliador
A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no Brasil
Marildes Marinho
A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no Brasil
Marildes Marinho
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