Do Samba ao Rap : a musica negra no Brasil
Maria Eduarda Araujo Guimarães
TESE
Português
T/UNICAMP G947d
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
271p. : il.
Orientador: Octavio Ianni
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este trabalho procura identificar o processo de construção das identidades através da música produzida pelos grupos negros e mestiços no Brasil. De música de senzala a elemento identificador da cultura nacional, o samba vai sendo descaracterizado de música negra para se tornar a música...
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Resumo: Este trabalho procura identificar o processo de construção das identidades através da música produzida pelos grupos negros e mestiços no Brasil. De música de senzala a elemento identificador da cultura nacional, o samba vai sendo descaracterizado de música negra para se tornar a música nacional por excelência, a partir dos anos 30 . Esse processo, entretanto, não é suficiente para que o seu grupo produtor seja incorporado integralmente à cidadania, com o fim da discriminação por eles sofrida. Os anos 70 vão assistir ao nascimento de uma música negra, produzida na Bahia, cujo objetivo era o resgate de suas raízes africanas e a construção de uma identidade que se estabelecia a partir de seus componentes étnicos. Surge a música dos blocos afro-baianos. Finalmente, a partir dos anos 80/90 em função das transformações que o processo de globalização vai acarretar no âmbito das sociedades, o rap aparece como uma música negra já dentro de um contexto de culturas que também se globalizam. Identidade, cultura, racismo e cidadania, estes serão os conceitos que estarão sendo discutidos a partir desses três estilos musicais da cultura negra: o samba, a música afro-baiana e o ra
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Abstract: Not informed.
Do Samba ao Rap : a musica negra no Brasil
Maria Eduarda Araujo Guimarães
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