Assertividade e ansiedade entre universitários de odontologia
Larissa Pandolfo Cirino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C496a
[Assertiveness and anxiety among university dentistry students]
Piracicaba, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (57 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rosana de Fátima Possobon
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
Resumo: Estudantes de graduação frequentemente enfrentam diversos fatores de risco que podem comprometer sua saúde psicológica, com os acadêmicos de cursos da área da saúde apresentando maior predisposição ao desenvolvimento de ansiedade ao longo da formação. Este estudo teve como objetivo...
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Resumo: Estudantes de graduação frequentemente enfrentam diversos fatores de risco que podem comprometer sua saúde psicológica, com os acadêmicos de cursos da área da saúde apresentando maior predisposição ao desenvolvimento de ansiedade ao longo da formação. Este estudo teve como objetivo investigar a associação entre os níveis de assertividade e ansiedade em alunos de graduação do curso de Odontologia. Trata-se de um estudo observacional transversal realizado com 362 indivíduos, de ambos os sexos, com idade média de 21,1 anos, matriculados no curso de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior no estado de São Paulo. Foram coletados dados socioeconômicos e utilizados instrumentos padronizados, como o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Assertividade de Rathus, para avaliar as variáveis ansiedade e assertividade. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos enviados por e-mail ou WhatsApp, garantindo praticidade e abrangência na participação dos respondentes. Análises descritivas iniciais foram conduzidas para caracterização das variáveis, seguidas por modelos de regressão logística múltipla para examinar as associações entre as variáveis independentes e o desfecho principal, o grau de ansiedade. Observou-se uma associação estatisticamente significativa entre o grau de ansiedade e o ano do curso, com os alunos do quarto ano apresentando maior prevalência de ansiedade severa. Também foi constatada uma relação entre ansiedade e assertividade, em que os estudantes classificados como não assertivos exibiram níveis mais elevados de ansiedade severa. Os achados destacam a significativa associação entre o grau de ansiedade e o nível de assertividade, indicando que a baixa assertividade pode constituir um fator de risco relevante para a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes de Odontologia. Esses resultados reforçam a importância de implementar intervenções preventivas voltadas à identificação precoce de estudantes em risco e à promoção do aprendizado de habilidades sociais, contribuindo para a saúde mental e o sucesso acadêmico durante a formação
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Abstract: Undergraduate students often face several risk factors that can compromise their psychological health, with students in health care programs being more likely to develop anxiety throughout their studies. This study aimed to investigate the association between assertiveness and anxiety...
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Abstract: Undergraduate students often face several risk factors that can compromise their psychological health, with students in health care programs being more likely to develop anxiety throughout their studies. This study aimed to investigate the association between assertiveness and anxiety levels in undergraduate dentistry students. This is a cross-sectional observational study conducted with 362 individuals of both sexes, with a mean age of 21.1 years, enrolled in the dentistry program at a public higher education institution in the state of São Paulo. Socioeconomic data were collected, and standardized instruments, such as the State-Trait Anxiety Inventory and the Rathus Assertiveness Scale, were used to assess the variables of anxiety and assertiveness. Data collection was performed through electronic questionnaires sent by email or WhatsApp, ensuring practicality and comprehensiveness in the participation of respondents. Initial descriptive analyses were conducted to characterize the variables, followed by multiple logistic regression models to examine the associations between the independent variables and the main outcome, the level of anxiety. A statistically significant association was observed between the level of anxiety and the year of the course, with fourth-year students presenting a higher prevalence of severe anxiety. A relationship between anxiety and assertiveness was also observed, in which students classified as non-assertive exhibited higher levels of severe anxiety. The findings highlight the significant association between the level of anxiety and the level of assertiveness, indicating that low assertiveness may constitute a relevant risk factor for the mental health and academic performance of dentistry students. These results reinforce the importance of implementing preventive interventions aimed at the early identification of students at risk and promoting the learning of social skills, contributing to mental health and academic success during training
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Possobon, Rosana de Fátima, 1968-
Orientador
Zambelli, Janaina da Camara, 1983-
Avaliador
Lodi, Jucilene Casati, 1985-
Avaliador
Assertividade e ansiedade entre universitários de odontologia
Larissa Pandolfo Cirino
Assertividade e ansiedade entre universitários de odontologia
Larissa Pandolfo Cirino