Relicário de memórias - educação popular na década de 1960 - Carlos Rodrigues Brandão e Osmar Fávero
César Ferreira da Silva, Nima Spigolon
ARTIGO
Português
[Reliquary of memories - popular education in the 1960s - Carlos Rodrigues Brandão and Osmar Fávero]
Resumo: O texto versa sobre a Educação Popular no Brasil nos anos de 1960, atravessado por registros históricos do Movimento de Educação de Base (MEB). Caracteriza-se por esquadrinhar as memórias de Carlos Rodrigues Brandão e Osmar Fávero, vinculadas, por um lado, aos cenários políticos que...
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Resumo: O texto versa sobre a Educação Popular no Brasil nos anos de 1960, atravessado por registros históricos do Movimento de Educação de Base (MEB). Caracteriza-se por esquadrinhar as memórias de Carlos Rodrigues Brandão e Osmar Fávero, vinculadas, por um lado, aos cenários políticos que antecederam o Golpe de 1964, seguidos da instauração da ditadura militar, e por outro, aos processos pedagógicos e metodológicos fundantes da Educação Popular. Os aportes da abordagem qualitativa orientaram a realização das duas entrevistas— via Google Meet, nos anos de 2021 e 2022, sobretudo a elaboração do roteiro no que se refere à constituição do MEB e dos Movimentos de Cultura Popular - MCP, à presença de Paulo Freire e das mulheres educadoras populares. As inconclusões descortinam a relevância dos movimentos sociais de alfabetização para adultos emergentes daquele período e as influências deles para a consolidação de movimentos de resistência que identificam, na Educação Popular, a interação entre as formas diferentes de aprender a realidade para transformá-la e contribuir para o desenvolvimento da criticidade dos sujeitos — individuais e coletivos e para a construção de justiça social
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Abstract: The text deals with popular education in Brazil in the 1960s, crossed by historical records of the Basic Education Movement (MEB). It is characterized by examining the memories of Carlos Rodrigues Brandão and Osmar Fávero, linked on the one hand, to the political scenarios that preceded...
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Abstract: The text deals with popular education in Brazil in the 1960s, crossed by historical records of the Basic Education Movement (MEB). It is characterized by examining the memories of Carlos Rodrigues Brandão and Osmar Fávero, linked on the one hand, to the political scenarios that preceded the 1964 Coup followed by the establishment of the military dictatorship, and on the other, to the pedagogical and methodological processes that founded popular education. The contributions of the qualitative approach guided the carrying out of the two interviews - via Google Meet, in the years 2021 and 2022, especially the elaboration of the script regarding the constitution of the MEB and the Popular Culture Movements - MCP, in the presence of Paulo Freire and popular women educators. The inconclusions reveal the relevance of social literacy movements for emerging adults of that period and their influence on the consolidation of resistance movements that identify in popular education, the interaction between different ways of learning reality to transform it and contribute to the development of the criticality of subjects - individual and collective and for the construction of social justice
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Aberto
Relicário de memórias - educação popular na década de 1960 - Carlos Rodrigues Brandão e Osmar Fávero
César Ferreira da Silva, Nima Spigolon
Relicário de memórias - educação popular na década de 1960 - Carlos Rodrigues Brandão e Osmar Fávero
César Ferreira da Silva, Nima Spigolon
Fontes
Revista campo-território v. 19, n. 53, p. 81-106, abr. 2024 |