Design de um ambiente de aprendizagem on-line aplicado ao canto coral sob os aspectos do desenvolvimento de habilidades musicais
Sandra Regina Cielavin
TESE
Português
T/UNICAMP C487d
[Design of an online learning environment applied to choral singing under the aspects of musical skills development]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (355 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Adriana do Nascimento Araujo Mendes, Jônatas Manzolli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Esta tese de Doutorado é uma continuidade da pesquisa realizada no curso de Mestrado que teve o intuito de fazer um levantamento e a aplicação de tecnologias digitais no canto coral. O objetivo deste trabalho é investigar como um ambiente on-line de aprendizagem aplicado ao canto coral não...
Ver mais
Resumo: Esta tese de Doutorado é uma continuidade da pesquisa realizada no curso de Mestrado que teve o intuito de fazer um levantamento e a aplicação de tecnologias digitais no canto coral. O objetivo deste trabalho é investigar como um ambiente on-line de aprendizagem aplicado ao canto coral não profissional poderia ser utilizado sob o ponto de vista da aquisição de habilidades musicais. O estudo teve como referencial a Teoria Social Cognitiva (Bandura, 2001) nos aspectos da autoeficácia e da autorregulação da aprendizagem. Foi realizado um delineamento quase-experimental com a aplicação da Escala de Autoeficácia em Performance Musical (Zelenak, 2020) como pré e pós-teste e de questionários e registros de atividades no ambiente on-line. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um curso on-line em parceria com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) a uma população de adultos e foi estruturada a partir dos princípios do processamento da informação (Mayer, 2012) e do uso de prompts e scaffolds. O estudo contou com a participação de 60 coristas das 5 regiões do Brasil e atraiu professores da educação básica, regentes e estudantes de licenciatura em Música. Os resultados apontaram para a confirmação das hipóteses formuladas: aumento da autoeficácia dos participantes, calibração do julgamento dos coristas em relação às suas habilidades musicais, melhoria da autorregulação da aprendizagem e incremento da motivação dos cantores para a aprendizagem do canto coral. Ressalta-se que a calibração do julgamento dos coristas sobre suas habilidades musicais foi um elemento fundamental para a confirmação das hipóteses. Quanto às implicações para a prática, os resultados demonstraram que o ambiente on-line proposto foi avaliado de forma bastante positiva pelos coristas. No que se refere aos avanços para a ciência verificou-se a aplicabilidade de um ambiente on-line de aprendizagem para o canto coral que poderia contribuir com a elaboração de ambientes específicos para a Educação Musical, assim como com a construção de ambientes on-line em outras áreas do conhecimento
Ver menos
Abstract: This Doctoral thesis is a continuation of the research carried out in the Master's course, which aimed to survey and apply digital technologies in choral singing. The aim of this work is to investigate how an online learning environment applied to non-professional choral singing could be...
Ver mais
Abstract: This Doctoral thesis is a continuation of the research carried out in the Master's course, which aimed to survey and apply digital technologies in choral singing. The aim of this work is to investigate how an online learning environment applied to non-professional choral singing could be used from the point of view of acquiring musical skills. The study used Social Cognitive Theory (Bandura, 2001) as a reference in the aspects of self-efficacy and self-regulation learning. A quasi-experimental design was carried out with the application of the Musical Performance Self-Efficacy Scale (Zelenak, 2020) as a pre-test and post-test and questionnaires and activity records in the online environment.The research was developed through an online course in partnership with the Unicamp Extension School (Extecamp) for a population of adults and was structured based on the principles of information processing (Mayer, 2012) and the use of prompts and scaffolds. The study had the participation of 60 choir members from the 5 regions of Brazil and attracted basic education teachers, conductors and undergraduate music students. The results pointed to the confirmation of the formulated hypotheses: increased self-efficacy of the participants, calibration of the choir members' judgment in relation to their musical abilities, improvement of self-regulation of learning and increased motivation of the singers to learn choral singing. It is worth noting that the calibration of the choir members' judgment regarding their musical abilities was a fundamental element in confirming the hypotheses. Regarding the implications for practice, the results demonstrated that the proposed online environment was evaluated very positively by the choristers. Regarding advances in science, the applicability of an online learning environment for choral singing was verified, which could contribute to the development of specific environments for Music Education, as well as the construction of online environments in other areas of knowledge
Ver menos
Aberto
Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-
Orientador
Manzolli, Jônatas, 1961-
Coorientador
Fernandes, Angelo José, 1973-
Avaliador
Boruchovitch, Evely, 1961-
Avaliador
Bzuneck, José Aloyseo
Avaliador
Caregnato, Caroline, 1987-
Avaliador
Design de um ambiente de aprendizagem on-line aplicado ao canto coral sob os aspectos do desenvolvimento de habilidades musicais
Sandra Regina Cielavin
Design de um ambiente de aprendizagem on-line aplicado ao canto coral sob os aspectos do desenvolvimento de habilidades musicais
Sandra Regina Cielavin