Educação integral : experiências vividas na "Escola da Esquina" narradas por seus protagonistas
Juliana Gomes Santos da Costa
TESE
Português
T/UNICAMP C823e
[Integral education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (332 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Maria de Campos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: A investigação narrativa, aqui apresentada, tem como objetivo compreender as concepções circulantes acerca do conceito e das práticas envolvendo o tema Educação Integral, enquanto proposta que articula os entes da federação, por meio do Ministério da Educação, estados e municípios, incluindo...
Ver mais
Resumo: A investigação narrativa, aqui apresentada, tem como objetivo compreender as concepções circulantes acerca do conceito e das práticas envolvendo o tema Educação Integral, enquanto proposta que articula os entes da federação, por meio do Ministério da Educação, estados e municípios, incluindo a sociedade civil. A busca da compreensão de como se efetiva a Educação Integral numa escola da rede municipal de ensino de Campinas/SP, se faz a partir das perspectivas apresentadas por quatro professoras que se dispuseram a participar da pesquisa, abrindo suas salas de aula para que a pesquisadora tivesse acesso às vivências experimentadas pelos sujeitos – professoras e estudantes – nas aulas. Assim, pela partilha da experiência, pelo diálogo constante e por entrevistas narrativas, as quatro professoras disponibilizaram suas histórias para refletirmos e compreendermos o que se vivencia como Educação Integral, além de suas marcas de vida em relação à infância e vida profissional/trabalho. As crianças, por sua vez, forneceram também indícios de como vivem a Educação Integral através de seus comentários em aula, de suas brincadeiras, de suas participações no correr da vida dentro da escola. Além desse repertório proveniente do vivido, as crianças também produziram cartografias do trajeto da casa até a escola (seu caminho) e, por fim, do lugar que mais gostam de estar na escola, à qual demos o nome carinhoso de "Escola da Esquina". No percurso dessa jornada, contamos com o auxílio de autores que tratam do tema Educação Integral, bem como das práticas pedagógicas, da experiência, da narrativa e do cotidiano, como Freire (2019), Benjamin (1994), Connelly e Claudinin (1995), Rockwell e Ezpeleta (2007), Heller (1985), Moll (2009,2012). Destacamos as lições aprendidas ao final do texto, infância, Educação Integral e a boniteza do trabalho pedagógico, as lições aprendidas no processo de pesquisa perpassam todo texto e findam nessa pesquisa educacional, que foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), da Faculdade de Educação da UNICAMP e contou com financiamento da CAPES
Ver menos
Abstract: The narrative investigation, presented here, aims to understand the current conceptions about the concept and practices involving the theme of Integral Education, as a proposal that articulates the entities of the federation, through the Ministry of Education, states and municipalities,...
Ver mais
Abstract: The narrative investigation, presented here, aims to understand the current conceptions about the concept and practices involving the theme of Integral Education, as a proposal that articulates the entities of the federation, through the Ministry of Education, states and municipalities, including civil society . The search for understanding how Integral Education takes place in a school in the municipal education network of Campinas/SP, is based on the perspectives presented by four teachers who were willing to participate in the research, opening their classrooms so that the researcher had access to the experiences experienced by the subjects – teachers and students – in classes. Thus, by sharing their experience, through constant dialogue and through narrative interviews, the four teachers made their stories available for us to reflect on and understand what is experienced as Integral Education, in addition to their life marks in relation to childhood and professional/work life. The children, in turn, also provided evidence of how they live Integral Education through their comments in class, their games, and their participation in the course of life within the school. In addition to this repertoire from what they have experienced, the children also produced cartographies of the journey from home to school (their path) and, finally, of the place they most like to be at school, which we affectionately named "Escola da Esquina". . Along the way, we counted on the help of authors who deal with the theme of Integral Education, as well as pedagogical practices, experience, narrative and everyday life, such as Freire (2019), Benjamin (1994), Connelly and Claudinin (1995) , Rockwell and Ezpeleta (2007), Heller (1985), Moll (2009,2012). We highlight the lessons learned at the end of the text, childhood, Integral Education and the beauty of pedagogical work, the lessons learned in the research process permeate the entire text and end in this educational research, which was developed in the Group of Studies and Research in Continuing Education (GEPEC ), from the Faculty of Education at UNICAMP and was funded by CAPES
Ver menos
Aberto
Campos, Ana Maria de, 1961-
Orientador
Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Avaliador
Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Avaliador
Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
Avaliador
Pereira, Dulcineia de Fatima Ferreira
Avaliador
Educação integral : experiências vividas na "Escola da Esquina" narradas por seus protagonistas
Juliana Gomes Santos da Costa
Educação integral : experiências vividas na "Escola da Esquina" narradas por seus protagonistas
Juliana Gomes Santos da Costa