O programa de necessidades da arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada
Larissa Negris de Souza
TESE
Português
T/UNICAMP So89p
[School architecture briefing assisted by augmented reality]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (225 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Daniel de Carvalho Moreira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O programa arquitetônico é a etapa inicial do processo de projeto. Nessa fase estão concentradas definições de prioridades, regras, funções e tipos de relações existentes com uma análise aprofundada do contexto, necessidades e objetivos. Os arquitetos são responsáveis por estruturar essas...
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Resumo: O programa arquitetônico é a etapa inicial do processo de projeto. Nessa fase estão concentradas definições de prioridades, regras, funções e tipos de relações existentes com uma análise aprofundada do contexto, necessidades e objetivos. Os arquitetos são responsáveis por estruturar essas informações graficamente. Apesar do uso de métodos tradicionais de desenho permanecer importante como habilidade dos arquitetos, a introdução de tecnologias computacionais desde etapas iniciais do projeto é uma oportunidade para explorar aplicações ainda não consideradas. Uma das formas de aproximar a visibilidade da informação arquitetônica, no geral, dos arquitetos é através do uso de tecnologias imersivas como a Realidade Virtual e Aumentada (RVA). A RA especificamente permite a coexistência da interação entre os meios virtual e real, e esse estudo considera que há o potencial para ampliar seu uso. Ainda assim, o programa é geralmente negligenciado na maior parte das análises computacionais, em especial no âmbito de RVA; tanto pesquisas quanto a prática se concentram majoritariamente na apresentação e representação de espaços projetados ou materializados. Em fases iniciais, representações gráficas incluem apenas formas abstratas, diagramáticas ou pré-arquitetônicas, contrastando com etapas de projeto nas quais o foco se encontra no estudo e na definição da forma geométrica. A abordagem principal da pesquisa é a associação entre métodos tradicionais aplicados graficamente no programa e os benefícios de um projeto digital ao trabalhar com complexidade de dados de uma forma sistemática e integrada. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a representação gráfica do programa arquitetônico e verificar sua inclusão em RA. Para tanto, indica-se a utilização de Parâmetros de Projeto escolares (PPs), que geraram elementos básicos (EBs) tridimensionais, como forma de limitar o escopo da pesquisa. A metodologia de Design Science Research (DSR) estruturou-se em estudos de linguagem visual. Os resultados advindos de avalições de uso dizem respeito dados quantitativos de perfil dos usuários e análises qualitativas combinando esse fator com a utilização da ferramenta e informações sobre o conhecimento prévio de RVA e outros softwares digitais 3D. Foi possível também quantificar a carga de trabalho (NASA-TLX) na utilização do aplicativo, instalado em tablets, o que demonstrou maior demanda mental. A necessidade de reconhecimento de conceitos e sua aplicação, com suas regras de manuseio específicos, foi uma das maiores demandas dos usuários. Por outro lado, a performance foi o indicador com menor pontuação, o que demonstra que a utilização do artefato para executar a tarefa possui baixos níveis de estresse. Conclui-se que essa pesquisa auxiliou na proposição e desenvolvimento de um novo método de abordagem a etapa de programa de necessidades, contribuição essencialmente voltada a concepção arquitetônica. Com base em elementos gráficos e tecnológicos já existentes, uma percepção remodelada dessa etapa foi proposta, o que foi reconhecido pelos usuários. A inclusão de tais dados em RA destaca a importância da atualização da abordagem ao programa arquitetônico, desenvolvendo novas formas de abstração e representação gráfica dentro de um contexto digital, abrindo caminhos de conexão tecnológica entre fases iniciais e posteriores do projeto
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Abstract: Building design conception starts with the architectural program, also known as the brief. Efforts in the program concentrate on developing basic ideas that establish priorities, rules, functions, and relationships after analysis of context, needs, and goals. Architects work on the...
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Abstract: Building design conception starts with the architectural program, also known as the brief. Efforts in the program concentrate on developing basic ideas that establish priorities, rules, functions, and relationships after analysis of context, needs, and goals. Architects work on the interpretation and graphic organization of such content. Although playing a major role in architects’ skills, the use of traditional methods of representation can incorporate computational technologies at the early stages of design, as an opportunity to explore novel applications not yet considered. Overall, an attempt to bring architectural information visually closer to designers is applying immersive technologies such as Virtual and Augmented realities (VAR) during design stages. AR specifically allows the coexistence of virtual and real-world interactions, and this study sits within an understanding that there is the potential for broadening its application. Lack of computational analysis during briefing remains, particularly in terms of VAR usage. Research and practice have consistently concentrated particularly on the presentation or simulation of spaces. In the initial stages, graphic representations include only abstract, diagrammatic, pre-architectonic shapes, in contrast with design phases where geometry study and definition are the centers of interest. The research approach is to couple traditional methods of representing briefing information and digital design benefits to address complex data in a more systematic and integrated way. Our goal was to characterize the graphic representation of the architectural program and verify its inclusion in the AR dimension. To do so, we indicate a research approach towards School Design Patterns (DP), which gave rise to 3D Basic Elements (BEs), limiting our research focus. This work presents a Design Science Research (DSR) methodology, and its framework evolves around visual language studies. Results from use tests show quantitative data of users’ profiles. We analyzed the influence of such aspects on tool usage, considering qualitative data such as expertise with VAR technologies or other 3D software. Task workload was also measured via the NASA-TLX method. Following the completion of the activity using tablets, the factor with the highest score was the mental demand, due to the need to learn and memorize new concepts and rules proposed by this research. A positive outreach was the frustration lower score, which proved that dealing with this new proposal and tool was not stressful after all. As a conclusion, we indicate that this study set out to propose and develop a new method to approach the briefing design, based on existing graphic elements and technologies. Coupling these aspects led to a different perception and new kinds of abstractions in a digital context, noticed by the users. Further work will need to be done to move forward the debate concerning technological connections between the early and later stages of architecture
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Aberto
Moreira, Daniel de Carvalho, 1971-
Orientador
Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Avaliador
Bernardi, Nubia, 1969-
Avaliador
Amorim, Arivaldo Leão de
Avaliador
O programa de necessidades da arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada
Larissa Negris de Souza
O programa de necessidades da arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada
Larissa Negris de Souza