A adoção da química verde no ensino superior brasileiro : compreendendo limites e possibilidades do uso de atividades de ensino com foco na química verde
Carlos Renato Strombeck Vaz
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V477a
[The adoption of green chemistry in brazilian higher education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (187 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Julio Cezar Pastre, Gildo Girotto Júnior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Química
Resumo: Apesar de responsável por uma infinidade de produtos essenciais em nosso cotidiano, as indústrias químicas, durante muito tempo, não deram a devida atenção para as questões ambientais. No final da década de 90 surgiu a Química Verde (QV), área da química encarregada de lidar com a relação...
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Resumo: Apesar de responsável por uma infinidade de produtos essenciais em nosso cotidiano, as indústrias químicas, durante muito tempo, não deram a devida atenção para as questões ambientais. No final da década de 90 surgiu a Química Verde (QV), área da química encarregada de lidar com a relação entre os produtos utilizados e quais os efeitos desencadeados na saúde humana e no meio ambiente. Entretanto, pode-se considerar que a empregabilidade da QV, na prática, ainda é incipiente devido à pouca importância dada para este ramo durante a formação de profissionais. Buscando investigar o cenário da educação em QV no Brasil, a primeira etapa deste trabalho consistiu em um levantamento de dados sobre quais e como as instituições de ensino brasileiras estão trabalhando disciplinas relacionadas à área em seus cursos e como elas se organizam em termos de currículo para isso. Com base nos dados obtidos, percebeu-se que esse tema está mais presente nas disciplinas optativas e teóricas, principalmente nos cursos de pós-graduação e formação docente, ministradas predominantemente em instituições públicas localizadas substancialmente na região Sudeste. A segunda etapa teve como objetivo desenvolver e adaptar materiais e atividades de ensino para os cursos de graduação em química da UNICAMP substituindo a abordagem clássica por práticas alinhadas com os princípios da Química Verde. Além disso, buscou-se aplicar os materiais elaborados no curso de graduação, a fim de compreender o progresso dos participantes em relação ao tema, avaliar a eficiência do uso destes materiais em aulas e investigar como uma disciplina específica sobre Química Verde contribui para a aprendizagem efetiva do tema. O estudo demonstrou as potencialidades de incorporar a QV nos currículos educacionais, com materiais preparados que estimulam uma reflexão crítica sobre os temas abordados na área e que colaboram com a formação de profissionais conscientes e habilitados para fomentar um futuro mais responsável. Além disso, pôde-se perceber a importância de um ambiente em que os conceitos relacionados à QV possam ser discutidos de maneira enfática. Concluiu-se que, apesar das dificuldades a QV é uma área que está crescendo e a tendência é que, com a sua efetiva implementação durante o processo formativo, ganhe ainda mais espaço, contudo, se as instituições de ensino continuarem mostrando relutância em atender a essa demanda a implementação da área será estagnada ou terá um crescimento pouco expressivo
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Abstract: Despite being responsible for an array of essential products in our daily lives, the chemical industry has long overlooked environmental concerns. Green Chemistry (GC), a branch of chemistry that emerged in the late 1990s, is dedicated to addressing the relationship between chemical...
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Abstract: Despite being responsible for an array of essential products in our daily lives, the chemical industry has long overlooked environmental concerns. Green Chemistry (GC), a branch of chemistry that emerged in the late 1990s, is dedicated to addressing the relationship between chemical products and their effects on human health and the environment. However, the practical implementation of GC is still in its early stages, largely due to the limited emphasis placed on this field during the training of professionals. This study aimed to investigate the status of GC education in Brazil. The first phase involved gathering data on which Brazilian educational institutions offer GC-related courses, how these courses are structured within their curricula, and how they are organized. The findings revealed that GC is more frequently addressed in elective and theoretical courses, primarily in postgraduate and teacher training programs, and predominantly offered by public institutions located in the Southeast region. The second phase of the study focused on developing and adapting teaching materials and activities for undergraduate chemistry courses at UNICAMP, replacing traditional approaches with practices aligned with the principles of GC. These materials were implemented in the curriculum to assess the progress of participants concerning the subject, evaluate the effectiveness of these materials in classroom settings, and explore how a specific GC course contributes to effective learning. The study demonstrated the potential benefits of integrating GC into educational curricula, with materials designed to foster critical reflection on topics in the field and contribute to the formation of professionals who are conscious and capable of promoting a more responsible future. Additionally, the study underscored the importance of an environment where GC-related concepts can be discussed emphatically. The conclusion drawn is that, despite challenges, GC is a growing field with the potential to gain more prominence through its effective integration into educational processes. However, if educational institutions continue to show reluctance in meeting this demand, the implementation of GC may remain stagnant or experience minimal growth
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A adoção da química verde no ensino superior brasileiro : compreendendo limites e possibilidades do uso de atividades de ensino com foco na química verde
Carlos Renato Strombeck Vaz
A adoção da química verde no ensino superior brasileiro : compreendendo limites e possibilidades do uso de atividades de ensino com foco na química verde
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