A influência do neofascismo no novo ensino médio brasileiro
Lucas Barbosa Pelissari, Maria Luiza Freitas Marques do Nascimento
ARTIGO
Português
[The influence of neofascism in the brazilian new high school ]
Agradecimentos: Agradecemos à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que, por meio do Programa de Incentivo a Novos Docentes (Pind) - Edital n° 02/2023 e do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex), financiou a pesquisa que resultou neste artigo
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou situar a atual contrarreforma do ensino médio brasileiro no contexto ideológico do período 2016-2022, preocupando-se com a influência da ideologia neofascista. Complementa, portanto, as pesquisas recentes que situam seus objetos no mesmo...
Ver mais
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa que objetivou situar a atual contrarreforma do ensino médio brasileiro no contexto ideológico do período 2016-2022, preocupando-se com a influência da ideologia neofascista. Complementa, portanto, as pesquisas recentes que situam seus objetos no mesmo período conjuntural, mas têm como eixo o neoliberalismo. O enfoque do artigo é a natureza anticientífica da contrarreforma, investigando, por meio da técnica da Análise de Conteúdo, um conjunto de documentos normativos e materiais didáticos sob orientação de metodologia que interpreta os elementos ocultos – estruturais e ideológicos – do regramento formal da escola capitalista. A discussão das políticas antiambientalistas do período e sua incidência no campo educacional ilustra o fenômeno analisado. O trabalho conclui que a anticiência constitui-se de elemento articulador entre o neofascismo e a recomposição do programa neoliberal no Brasil, verificando que o negacionismo científico encontra terreno fértil para se desenvolver, no seio de um currículo centrado na Pedagogia das Competências, na ideologia do empreendedorismo e na fragmentação orientada pela oferta de itinerários formativos
Ver menos
Abstract: This article is the result of research that aimed to place the current counter-reform of Brazilian secondary education in the ideological context of the period 2016-2022, focusing on the influence of neo-fascist ideology. It therefore complements recent researches that situates their...
Ver mais
Abstract: This article is the result of research that aimed to place the current counter-reform of Brazilian secondary education in the ideological context of the period 2016-2022, focusing on the influence of neo-fascist ideology. It therefore complements recent researches that situates their objects in the same conjunctural period, but has neoliberalism as axis. The focus of the article is the antiscientific nature of the counter-reform, investigating, through the Content Analysis technique, a set of normative documents and teaching materials under the guidance of a methodology that interprets the hidden elements – structural and ideological – of the formal rules of the capitalist school. A discussion of anti-environmentalist policies of the period and their impact on the educational field illustrates the phenomenon analyzed. The work concludes that anti-science is an articulating element between neofascism and the recomposition of the neoliberal program in Brazil, verifying that scientific denialism finds fertile ground to develop itself, within a curriculum centered around the Pedagogy of Competences, the ideology of entrepreneurship and fragmentation guided by the offer of training itineraries
Ver menos
Aberto
A influência do neofascismo no novo ensino médio brasileiro
Lucas Barbosa Pelissari, Maria Luiza Freitas Marques do Nascimento
A influência do neofascismo no novo ensino médio brasileiro
Lucas Barbosa Pelissari, Maria Luiza Freitas Marques do Nascimento
Fontes
|
Educação em foco (Fonte avulsa) |