O espaço e o tempo regido pelos céus em perspectivas indígenas
Lucas Velloso Blanco, Jackeline Rodrigues Mendes
ARTIGO
Português
[Space and time ruled by the heavens, from the perspective of Indigenes]
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir saberes outros relacionados ao tempo e ao espaço a partir de produções de autoria de professores indígenas, em materiais voltados para as escolas indígenas. A partir desse estudo, pretendeu-se adentrar em outros campos epistemológicos, com a finalidade...
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Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir saberes outros relacionados ao tempo e ao espaço a partir de produções de autoria de professores indígenas, em materiais voltados para as escolas indígenas. A partir desse estudo, pretendeu-se adentrar em outros campos epistemológicos, com a finalidade de discutir a questão dos saberes indígenas como forma de luta pela preservação e manutenção das práticas e saberes culturais. Esse movimento propõe um processo de decolonialidade dos saberes, ou seja, afirmação dos conhecimentos, culturas e saberes provenientes de fontes diferentes das produzidas no ocidente. Desse modo, o estudo procura trazer tanto problematizações sobre a educação escolar indígena brasileira e o papel de movimentos de resistência, como a Etnomatemática, em seu ensino, como também a divulgação da produção de autoria desenvolvida por professores indígenas. Devido à grande quantidade de povos, cada um com sua especificidade e estabelecidos em diferentes estados, os materiais trazidos pela pesquisa retratam narrativas e conhecimentos de diversos povos indígenas, mostrando ainda mais a grande riqueza que essas comunidades possuem
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Abstract: Current study discusses other types of knowledge related to time and space from productions authored by indigenous teachers in school materials aimed for indigenous schools. Other epistemological fields are discussed to investigate the issue of indigenous knowledge as a way to preserve and...
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Abstract: Current study discusses other types of knowledge related to time and space from productions authored by indigenous teachers in school materials aimed for indigenous schools. Other epistemological fields are discussed to investigate the issue of indigenous knowledge as a way to preserve and maintain cultural practices and knowledge. This movement proposes a process of decoloniality of knowledge, or rather, knowledge and cultures from sources which are different from those produced in the West. The investigation brings about problematizations on Brazilian indigenous school education and on the role of resistance movements, such as Ethnomathematics, in its teaching, and the dissemination of the production of authorship developed by indigenous teachers. Due to the large number of ethnicities, each with its own specificity and established in different Brazilian states, the materials brought by the research portray narratives and knowledge of various indigenous peoples, highlighting the richness of these communities
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O espaço e o tempo regido pelos céus em perspectivas indígenas
Lucas Velloso Blanco, Jackeline Rodrigues Mendes
O espaço e o tempo regido pelos céus em perspectivas indígenas
Lucas Velloso Blanco, Jackeline Rodrigues Mendes
Fontes
Iniciação Científica CESUMAR (Fonte avulsa) |