Relações texto-música na canção Oxalá (ponto cantado de Umbanda) de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)
Heitor Basílio Coelho, Angelo José Fernandes
ARTIGO
Português
[Relations between text and music in the art song Oxalá (ponto cantado de Umbanda), by Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)]
Este artigo foi apresentado no VI Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG, 2020
Resumo: Este trabalho é o recorte de uma pesquisa em andamento sobre as canções de câmara do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca, escritas para barítono e/ou baixo e piano. Tendo como foco a construção da performance da canção Oxalá, de 1977, o objetivo deste artigo é apresentar aspectos...
Ver mais
Resumo: Este trabalho é o recorte de uma pesquisa em andamento sobre as canções de câmara do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca, escritas para barítono e/ou baixo e piano. Tendo como foco a construção da performance da canção Oxalá, de 1977, o objetivo deste artigo é apresentar aspectos analíticos da obra, que incluem o significado do texto no contexto da Umbanda, a estruturação dos elementos musicais utilizados pelo compositor e, por fim, o levantamento de possíveis relações entre o texto e a música
Ver menos
Abstract: This paper is part of a research on the art songs for baritone or bass and piano,
composed by the Brazilian composer Carlos Alberto Pinto Fonseca. Focusing on the construction of the performance of the song Oxalá (1977), this work seeks to present analytical aspects of the piece, which... Ver mais Abstract: This paper is part of a research on the art songs for baritone or bass and piano,
composed by the Brazilian composer Carlos Alberto Pinto Fonseca. Focusing on the construction of the performance of the song Oxalá (1977), this work seeks to present analytical aspects of the piece, which include the meaning of the text in the context of the Umbanda, the structuring of the musical elements used by the composer, and, finally, the perception of possible relations between text and music Ver menos
composed by the Brazilian composer Carlos Alberto Pinto Fonseca. Focusing on the construction of the performance of the song Oxalá (1977), this work seeks to present analytical aspects of the piece, which... Ver mais Abstract: This paper is part of a research on the art songs for baritone or bass and piano,
composed by the Brazilian composer Carlos Alberto Pinto Fonseca. Focusing on the construction of the performance of the song Oxalá (1977), this work seeks to present analytical aspects of the piece, which include the meaning of the text in the context of the Umbanda, the structuring of the musical elements used by the composer, and, finally, the perception of possible relations between text and music Ver menos
Aberto
Texto completo: https://musica.ufmg.br/selominasdesom/?page_id=114
Relações texto-música na canção Oxalá (ponto cantado de Umbanda) de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)
Heitor Basílio Coelho, Angelo José Fernandes
Relações texto-música na canção Oxalá (ponto cantado de Umbanda) de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)
Heitor Basílio Coelho, Angelo José Fernandes