Uma jornada sobre o quê e como professores que ensinam matemática aprendem em espaços de interação universidade-escola
Alex Henrique Alves Honorato
TESE
Português
T/UNICAMP H759j
[A journey about what and how teachers who teach mathematics learn in spaces of university-school interaction]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Dario Fiorentini
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: O que as pesquisas de periódicos brasileiros revelam sobre o quê e de que modo professores em formação ou em serviço que ensinam Matemática aprendem quando participam de espaços híbridos ou fronteiriços entre universidade e escola? Para responder a essa questão, o presente estudo tomou por...
Ver mais
Resumo: O que as pesquisas de periódicos brasileiros revelam sobre o quê e de que modo professores em formação ou em serviço que ensinam Matemática aprendem quando participam de espaços híbridos ou fronteiriços entre universidade e escola? Para responder a essa questão, o presente estudo tomou por objetivo: descrever, interpretar e integrar pesquisas publicadas em periódicos brasileiros, produzidas no período de 2012 a 2022, e que tinham como objeto de estudo e análise as aprendizagens e os aprendizados de professores que ensinam matemática em processos de formação inicial ou em serviço, desenvolvidos em espaços híbridos ou fronteiriços entre universidade e escola. O delineamento metodológico consiste em uma revisão sistemática do tipo metassíntese de pesquisa, que é composta por sínteses interpretativas e sínteses integrativas. As sínteses interpretativas estão aglutinadas de acordo com as categorias contextuais formação inicial, formação continuada e programas de políticas públicas e de outros espaços. Sucessivamente, há a elaboração de uma síntese integrativa para cada categoria contextual e com base nelas e as integrando, encontra-se uma metassíntese e a discussão dos resultados. Para realizar as sínteses interpretativas foram considerados sete recortes principais, a saber: 1. as definições do conceito investigado apresentado nos estudos; 2. a questão de pesquisa; 3. o método de pesquisa empregado; 4. o país onde o estudo foi realizado; 5. o número e origem dos participantes; 6. os principais resultados da pesquisa; e 7. dados que evidenciam o objeto de análise, e a Análise do Conteúdo para orientar a interpretação, a discussão a integração dos dados. O corpus de análise é constituído por dez artigos científicos, os quais foram lidos, interpretados, integrados e discutidos à luz da Teoria da Aprendizagem Situada e da Teoria Social da Aprendizagem. De maneira geral, os resultados apontam a relevância, as especificidades e a natureza diferencial das aprendizagens e dos aprendizados docentes desenvolvidos no terceiro setor formativo e se obtém o Ciclo do aprender docente, que é um modelo analítico que instrumentaliza e suporta epistemologicamente o estudo do aprender docente, contemplando os aspectos relativos às disjunturas, às aprendizagens, aos aprendizados e às reverberações de professores em formação inicial ou em serviço, ao participarem em comunidades investigativas híbridas entre universidade e escola. Conclui-se que, em virtude da singularidade e das contribuições das aprendizagens e dos aprendizados da prática no terceiro setor formativo, há a necessidade de um maior fomento à pesquisa e o desenvolvimento de políticas públicas, voltadas para esse tipo de formação docente, como a que pode acontecer no Lesson Study, no OBEDUC e no PIBID. Por último, vale pontuar que a presente tese está estruturada com base na Jornada do Herói
Ver menos
Abstract: What do Brazilian journal studies reveal about what and how pre-service or in-service teachers who teach mathematics learn when they participate in hybrid or border spaces between university and school? To answer this question, this study aimed to describe, interpret, and integrate...
Ver mais
Abstract: What do Brazilian journal studies reveal about what and how pre-service or in-service teachers who teach mathematics learn when they participate in hybrid or border spaces between university and school? To answer this question, this study aimed to describe, interpret, and integrate research published in Brazilian journals, produced between 2012 and 2022, and which had as their object of study and analysis the learning and learning of teachers who teach mathematics in initial or in-service training processes, developed in hybrid or border spaces between university and school. The methodological design consists of a systematic review of the research meta-synthesis type, which is composed of interpretative syntheses and integrative syntheses. The interpretative syntheses are grouped according to the contextual categories of initial training, continuing education, and public policy programs and other spaces. Subsequently, an integrative synthesis is prepared for each contextual category and, based on these and integrating them, a meta-synthesis and discussion of the results are found. To carry out the interpretative syntheses, seven main sections were considered, namely: 1. the definitions of the investigated concept presented in the studies; 2. the research question; 3. the research method used; 4. the country where the study was conducted; 5. the number and origin of the participants; 6. the main results of the research; and 7. data that evidence the object of analysis, and Content Analysis to guide the interpretation, discussion and integration of the data. The corpus of analysis consists of ten scientific articles, which were read, interpreted, integrated and discussed in light of the Theory of Situated Learning and the Social Theory of Learning. In general, the results point to the relevance, specificities and differential nature of teaching learning and learning developed in the third sector of education, and the Cycle of Teaching Learning is obtained, which is an analytical model that instrumentalizes and epistemologically supports the study of teaching learning, contemplating aspects related to disjunctures, learning, learning and reverberations of teachers in initial or in-service training, when participating in hybrid research communities between university and school. It is concluded that, due to the uniqueness and contributions of learning and learning from practice in the third sector of education, there is a need for greater promotion of research and the development of public policies, aimed at this type of teacher training, such as that which can occur in Lesson Study, OBEDUC and PIBID. Finally, it is worth noting that this thesis is structured based on the Hero's Journey
Ver menos
Aberto
Fiorentini, Dario, 1950-
Orientador
Ponte, João Pedro Mendes da, 1953-
Avaliador
Losano, Ana Leticia, 1981-
Avaliador
Megid Neto, Jorge, 1958-
Avaliador
Uma jornada sobre o quê e como professores que ensinam matemática aprendem em espaços de interação universidade-escola
Alex Henrique Alves Honorato
Uma jornada sobre o quê e como professores que ensinam matemática aprendem em espaços de interação universidade-escola
Alex Henrique Alves Honorato