A educação básica sob o ensino remoto na pandemia : aprofundamento das desigualdades educacionais e reconfiguração do "fracasso escolar"?
Ana Paula da Graça Souza Blengini, Fabiana de Cássia Rodrigues
ARTIGO
Português
[Basic education under the remote teaching in the pandemic]
[Educación básica en educación a distancia en la pandemia]
Resumo: Na realidade brasileira, a escola nem ao menos havia se universalizado ao final dos anos de 1970, existia uma enorme seletividade que excluía da escola parte das crianças que a adentravam já em seus primeiros anos de estudo, além de haver de uma flagrante distância entre a expansão escolar e...
Ver mais
Resumo: Na realidade brasileira, a escola nem ao menos havia se universalizado ao final dos anos de 1970, existia uma enorme seletividade que excluía da escola parte das crianças que a adentravam já em seus primeiros anos de estudo, além de haver de uma flagrante distância entre a expansão escolar e a formação humana que ela provia. Este ensaio realiza, em sua primeira parte, uma retomada histórica sobre o debate educacional durante a crise da ditadura civil-militar, quando o tema do "fracasso escolar" se tornou um dos principais assuntos a tomar as atenções dos educadores preocupados com a "redemocratização". Em seguida, aborda-se a maneira como, quatro décadas depois, em um governo de extrema direita, o ensino remoto sob a pandemia de Covid-19 recolocou as questões que dizem respeito ao "fracasso escolar" em algumas de suas dimensões, tais como: acesso, permanência, desempenho acadêmico e formação humana crítica. Constatou-se que a crise educacional como projeto explicitou-se na forma como o Estado, em seus diferentes níveis de governo, abordou os desafios das escolas públicas no cenário pandêmico. Por meio da análise de estatísticas de acesso à escola, a partir da suspensão das atividades presenciais, o que se viu foi que nenhuma das propostas efetuadas para evitar o "fracasso escolar" da maioria das crianças brasileiras considerou as desigualdades raciais e sociais, nem mesmo sob quais condições de moradia, de acesso à equipamentos e se elas se encontravam em espaços minimamente adequados. O desastre educacional que as estatísticas de acesso à escola demonstram, neste período, é que a realidade concreta vivenciada pelo público atendido pela escola não foi considerada de modo a prover, de fato, as condições de acesso e permanência
Ver menos
Abstract: In the Brazilian reality the school hadn’t even got universalized by the end of the 70’s, there was a huge selectivity which excluded from the school part of the children who came into it in their first years of study besides existing rather an expressive distance between school expansion...
Ver mais
Abstract: In the Brazilian reality the school hadn’t even got universalized by the end of the 70’s, there was a huge selectivity which excluded from the school part of the children who came into it in their first years of study besides existing rather an expressive distance between school expansion and the human formation it provided. This essay performs in its first part a historical get back about the educational debate during the civil militar dictatorship crisis, when the theme of the "school failure" became one of the most important subjects to catch the attention of educators concerned with the redemocratization. Right after that it is approached the way how, four decades later in a government of extreme right, the remote teaching under Covid-19 reposed the issues which relate to "school failure" in some of its dimensions, such as: access, permanence, academic performance and critic human formation. It was perceived that the educational crisis as a project got explicit in the way how the state, in its different levels of government approached the challenges of the public schools in the pandemic scenario. Through the analysis of statistics of school access starting from the suspension of the presencial activities, what was seen was that none of the proposals made to avoid the "school failure" of most of the Brazilian kids considered the social and racial inequalities, not even under which housing conditions, of access to devices and minimally adequate spaces they were into. The educational disaster the statists of access to school in this period show that the concrete reality lived by the public served by the school was not considered in such a way to provide in fact conditions of access and permanence
Ver menos
Ver menos
Resumen: La realidad brasileña es que la escuela ni siquiera se había universalizado al final de los años 70. Existía una enorme selectividad que excluía de la escuela a gran parte de los niños y niñas que iniciaban sus primeros años de estudios, además de haber una flagrante distancia entre la...
Ver mais
Resumen: La realidad brasileña es que la escuela ni siquiera se había universalizado al final de los años 70. Existía una enorme selectividad que excluía de la escuela a gran parte de los niños y niñas que iniciaban sus primeros años de estudios, además de haber una flagrante distancia entre la expansión escolar y la formación humana que esta proveía. Este ensayo realiza, em suprimera parte, una retomada histórica del debate educativo durante la crisis de la dictadura civil-militar, cuando el tema del "fracaso escolar" se convirtió en uno de los principales asuntos em atraer la atención de los educadores preocupados com la redemocratización. Seguidamente se aborda la manera en que, cuatro décadas después em um gobierno de extrema derecha, la educación a distancia durante la pandemia de la Covid-19, retomo las cuestiones relativas al "fracaso escolar" em algunas de sus dimensiones, como: acceso, permanencia, desempeño académico y formación humana crítica. Quedó patente que la crisis educativa como proyecto estaba explícita em la manera en que el Estado, en sus diferentes niveles de gobierno, abordo los desafíos de la escuela pública em el escenario pandémico. A través del análisis estadístico del acceso a la escuela a partir del momento de la suspensión de las clases presenciales, pudo observarse que ninguna de las propuestas llevadas a cabo para evitar el "fracaso escolar" de la mayoría de los menores brasileños considerólas desigualdades raciales y sociales, ni siquiera las condiciones de vivienda, acceso a medios tecnológicos y a espacios mínimamente adecuados en que estos se encontraban. El desastre educativo que las estadísticas de acceso a la escuela en este período demuestran es que la realidad específica vivida por el público atendido por la escuela no fue considerado com el objetivo de ser provisto, de hecho, de condiciones de acceso y permanencia
Ver menos
Aberto
A educação básica sob o ensino remoto na pandemia : aprofundamento das desigualdades educacionais e reconfiguração do "fracasso escolar"?
Ana Paula da Graça Souza Blengini, Fabiana de Cássia Rodrigues
A educação básica sob o ensino remoto na pandemia : aprofundamento das desigualdades educacionais e reconfiguração do "fracasso escolar"?
Ana Paula da Graça Souza Blengini, Fabiana de Cássia Rodrigues
Fontes
Org & demo v. 22, n. 2, p. 81-102, jul./dez. 2021 |