O Pandeiro Grave : aspectos de uma transformação na linguagem do pandeiro brasileiro
Ricardo Augusto de Lima Brandão
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B733p
[The Low-Pitch Pandeiro]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Leandro Barsalini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho busca investigar o fenômeno aqui chamado de Pandeiro Grave, uma geração de instrumentistas: um grupo não totalmente delimitado, e cujos participantes têm características bastante heterogêneas entre si, mas que, no entanto, formam uma espécie de escola de pandeiro com...
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Resumo: Este trabalho busca investigar o fenômeno aqui chamado de Pandeiro Grave, uma geração de instrumentistas: um grupo não totalmente delimitado, e cujos participantes têm características bastante heterogêneas entre si, mas que, no entanto, formam uma espécie de escola de pandeiro com peculiaridades. Esta escola tem em Marcos Suzano uma espécie de "pai fundador", que, a partir dos anos 90, inaugurou as bases deste modo de tocar o pandeiro. Em 2019 ocorreu no Rio de Janeiro o primeiro encontro internacional de pandeiro grave, que contou com a participação de expoentes desse grupo de pandeiristas. É a partir desta referência que o termo Pandeiro Grave é adotado neste trabalho, sendo possível reconhecer naquele grupo de músicos uma busca por uma espécie de modernização do pandeiro a partir da ampliação da linguagem do instrumento, e das possibilidades de repertório em que está inserido, buscando assumir um papel mais ativo e presente dentro do conjunto, não inserido em um naipe de percussão, mas na linha de frente, podendo dialogar e interagir com os outros músicos. Esta pesquisa se valeu de fontes fonográficas presente em discos e gravações de apresentações ao vivo, e de um vasto acervo de entrevistas e lives públicas, muitas delas feitas no período da pandemia de Covid 19, em que os instrumentistas revelam muito do seu modo de, de pensar o pandeiro e a música em geral, aspectos ideológicos que permeiam as práticas do Pandeiro Grave, e estão conectados com o fazer musical deste grupo. A partir destas falas, dos elementos musicais e sonoros, e observando a bibliografia sobre o assunto, se buscou observar os elementos técnicos e estéticos, e as matizes musicais que influíram na produção deste modo de pensar o instrumento, e que dão unidade a este grupo de pandeiristas
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Abstract: This work aims to investigate the phenomenon called Pandeiro Grave [Low-Pitch Pandeiro], a generation of instrumentalists: a group that is not totally delimited, and whose participants have very heterogeneous characteristics among themselves, but which, however, form a kind of pandeiro...
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Abstract: This work aims to investigate the phenomenon called Pandeiro Grave [Low-Pitch Pandeiro], a generation of instrumentalists: a group that is not totally delimited, and whose participants have very heterogeneous characteristics among themselves, but which, however, form a kind of pandeiro school with particular characteristics. This school has a kind of "founding father" in Marcos Suzano, who, from the 90s onwards, inaugurated the foundations of this way of playing the pandeiro. In 2019, the first international meeting of Pandeiro Grave took place in Rio de Janeiro, with the participation of exponents of this group of pandeiro players. It is from this reference that the term Pandeiro Grave is adopted in this work, making it possible to recognize in that group of musicians a search for a kind of modernization of the pandeiro based on the expansion of the language of the instrument, and the possibilities of the repertoire in which it is inserted, seeking to assume a more active and present role within the ensemble, not inserted in a percussion section, but in the front line, being able to dialogue and interact with other musicians.This research made use of phonographic sources present in records and recordings of live performances, and a vast collection of public interviews, many of them made in the period of the Covid 19 pandemic, in which the instrumentalists reveal much of their way of, of think about the pandeiro and music in general, ideological aspects that permeate the practices of Pandeiro Grave, and are connected with the musical making of this group. From these speeches, the musical and sound elements, and observing the bibliography on the subject, we sought to observe the technical and aesthetic aspects, and the musical nuances that influenced the production of this way of thinking about the instrument, and that give unity to this group of pandeiro players
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O Pandeiro Grave : aspectos de uma transformação na linguagem do pandeiro brasileiro
Ricardo Augusto de Lima Brandão
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