Contribuição ao estudo da modelagem de sistemas hidroviários : estudo de caso na Hidrovia Tietê-Paraná
Vinicius Silva Caruso
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C251c
[Contribution to the study of inland waterway system modeling]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Patricia Dalsoglio Garcia, Alberto Luiz Francato
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O trabalho se dedica à quantificação do conflito pelo uso do recurso hídrico na calha do rio Tietê a partir de sua média bacia, em que o transporte hidroviário convive com a geração de energia elétrica. Períodos de escassez hídrica acabam por interromper ou limitar o tráfego de barcaças pela...
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Resumo: O trabalho se dedica à quantificação do conflito pelo uso do recurso hídrico na calha do rio Tietê a partir de sua média bacia, em que o transporte hidroviário convive com a geração de energia elétrica. Períodos de escassez hídrica acabam por interromper ou limitar o tráfego de barcaças pela hidrovia, como ocorrido entre maio de 2014 e fevereiro de 2016. A manutenção do tráfego é vital para o escoamento de parte da produção agrícola do centro-oeste brasileiro. O objetivo está em analisar a otimização de sistemas hidráulicos, no contexto do uso múltiplo dos recursos hídricos, considerando a operação hidroviária em sua modelagem. A metodologia utilizada foi a mesma considerada por Lopes (2011), complementada pelo uso de função-objetivo de maximização da energia gerada média, confrontando os resultados com a operação real no intervalo abril de 2012 – março de 2017. Os resultados demonstraram que a operação realizada foi mais favorável à hidrovia que as modelagens que se valeram da minimização da complementação de energia (curva de demanda acompanhando a geração), já que houve restrições de manejo dos níveis dos reservatórios de Barra Bonita e Promissão. No entanto, houve comprometimento precoce dos níveis dos canais de fuga
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Abstract: This research focuses on quantifying the conflict surrounding the utilization of water resources in the Tietê River channel within its middle basin, where water transportation and electricity generation coexist. The occurrence of scarcity periods between May 2014 and February 2016 resulted...
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Abstract: This research focuses on quantifying the conflict surrounding the utilization of water resources in the Tietê River channel within its middle basin, where water transportation and electricity generation coexist. The occurrence of scarcity periods between May 2014 and February 2016 resulted in disruptions to barge traffic along the waterway. Maintaining traffic is strategic for the flow of part of the agricultural production in the Brazilian center-west. We aim to analyze the optimization of hydraulic systems, considering water resource multiple use and waterway operation modeling. The method used was like Lopes (2011), incorporating an objective function to maximize average energy generation and comparing results with actual operations from April 2012 to March 2017. The results showed that the real operation was more favorable to the waterway than the modeling that used the minimization of energy supplementation (demand curve following generation) since there were restrictions on the management of the levels of the Barra Bonita and Promissão reservoirs. However, navigation in the downstream channel was compromised earlier than expected
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Garcia, Patrícia Dalsoglio, 1980-
Orientador
Francato, Alberto Luiz, 1969-
Coorientador
Gireli, Tiago Zenker, 1980-
Avaliador
Contribuição ao estudo da modelagem de sistemas hidroviários : estudo de caso na Hidrovia Tietê-Paraná
Vinicius Silva Caruso
Contribuição ao estudo da modelagem de sistemas hidroviários : estudo de caso na Hidrovia Tietê-Paraná
Vinicius Silva Caruso