Desenvolvimento e validação de cartilha educativa para profissionais de saúde sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação
Ana Cristina Martins Uchoa Lopes
TESE
Português
T/UNICAMP L881
[Development and validation of an educational booklet for health professionals on nipple injuries related to breastfeeding]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Elenice Valentim Carmona
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Enfermagem
Resumo: Este estudo teve o objetivo de desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação para profissionais de saúde. Método: Trata-se de um estudo metodológico para produção de tecnologia educacional em saúde, desenvolvido em duas etapas. Na primeira...
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Resumo: Este estudo teve o objetivo de desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação para profissionais de saúde. Método: Trata-se de um estudo metodológico para produção de tecnologia educacional em saúde, desenvolvido em duas etapas. Na primeira delas, foi realizada uma revisão de escopo com questões norteadoras voltadas ao objetivo do estudo, segundo o método recomendado pelo Joanna Briggs Institute. Foram consultados portais e bases eletrônicas de dados sobre literatura científica para construção da cartilha: PubMed (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos); LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); CINAHL (Índice Cumulativo de Enfermagem e Literatura Aliada em Saúde); SCOPUS; Web of Science; BDENF (Base de Dados de Enfermagem Brasileira), EMBASE (Excerpta Medica Database) e Biblioteca Cochrane. Na segunda etapa, a cartilha desenvolvida foi submetida à avaliação de objetivo, estrutura/ apresentação e relevância, junto a um comitê de 10 especialistas. O conteúdo é considerado validado, segundo Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) se obtiver uma proporção de concordância entre os especialistas maior ou igual a 80%. A validação final da cartilha deu-se por meio de grupo focal. O estudo atendeu a todas as recomendações da Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta as normas éticas para pesquisas envolvendo seres humanos. Essa pesquisa se vincula a tecnologias para Qualidade de Vida em saúde e tecnologias assistivas. Resultados: Subsidiado pela revisão de literatura e pelo conhecimento da equipe de pesquisa, o material educativo foi desenvolvido, bem como contou com a ajuda de um design gráfico, de forma que utilizasse o conteúdo com dinamismo e levasse o leitor ao interesse por concluir a leitura. Nela foram incluídos assuntos como pega e posicionamento correto, tipos de mamilos, lesões mamilares e suas classificações e tratamentos e condutas. Após isso, a cartilha foi submetida aos especialistas, sendo validada em todos os itens do IVCES, atingindo uma porcentagem final de 88,3%. Conclusão: Foi desenvolvida e validada a cartilha "Lesões mamilares relacionadas à amamentação: cartilha educativa para profissionais de saúde". A validação se deu com 10 especialistas. O presente estudo pode contribuir para o reconhecimento e a descrição padronizada de lesões mamilares, aprimorando avaliação e tratamento, bem como para o processo de aprendizado de profissionais e estudantes da área, visando assistência individualizada e qualificada para puérperas e recém-nascidos, com promoção e apoio ao aleitamento materno
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Abstract: This study aimed to develop and validate an educational booklet on nipple injuries related to breastfeeding for health professionals. Method: This is a methodological study for the production of educational technology in health, developed in two stages. In the first one, a scope review was...
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Abstract: This study aimed to develop and validate an educational booklet on nipple injuries related to breastfeeding for health professionals. Method: This is a methodological study for the production of educational technology in health, developed in two stages. In the first one, a scope review was carried out with guiding questions focused on the objective of the study, according to the method recommended by the Joanna Briggs Institute. Portals and electronic databases on scientific literature were consulted for the construction of the booklet: PubMed (National Library of Medicine of the United States); LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences); CINAHL (Cumulative Index of Nursing and Allied Literature in Health); SCOPUS; Web of Science; BDENF (Brazilian Nursing Database), EMBASE (Excerpta Medica Database) and the Cochrane Library. In the second stage, the booklet developed was submitted to an objective, structure/presentation and relevance evaluation, together with a committee of 10 specialists. The content is considered validated, according to the Health Education Content Validation Instrument (IVCES) if it obtains a proportion of agreement between specialists greater than or equal to 80%. The final validation of the booklet took place through a focus group. The study complied with all the recommendations of Resolution No. 466, of December 12, 2012, of the National Health Council, which regulates ethical standards for research involving human beings. This research is linked to technologies for Quality of Life in health and assistive technologies. Results: According to the literature review and the knowledge of the research team, the educational material was developed, as well as with the help of a graphic design to use the content dynamically and to motivate the reader to complete reading. The material included themes such as sucking and correct positioning, types of nipples, nipple injuries and their classifications, treatments and conducts. After that, the booklet was submitted to specialists, being validated in all IVCES items, reaching a final percentage of 88.3%. Conclusion: The booklet "Nipple injuries related to breastfeeding: educational booklet for health professionals" was developed and validated by 10 specialists. The present study can contribute to the recognition and standardized description of nipple injuries, improving evaluation and treatment, as well as improving the learning process of professionals and students in the area. It is relevant for individualized and qualified assistance for puerperal women and newborns, with promotion and breastfeeding support
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Aberto
Carmona, Elenice Valentim, 1976-
Orientador
Santos, Luciano Marques dos
Avaliador
Manzo, Bruna Figueiredo
Avaliador
Melo, Luciana de Lione, 1973-
Avaliador
Desenvolvimento e validação de cartilha educativa para profissionais de saúde sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação
Ana Cristina Martins Uchoa Lopes
Desenvolvimento e validação de cartilha educativa para profissionais de saúde sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação
Ana Cristina Martins Uchoa Lopes