TDIC no ensino de geografia : saberes docentes construídos no contexto do ensino remoto emergencial
Francisco Fernandes Ladeira
TESE
Português
T/UNICAMP L122t
[Digital information and communication technologies in geography education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (312 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Tania Seneme do Canto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências
Resumo: Nos anos de 2020 e 2021, a pandemia da Covid-19, nomenclatura pela qual é designada a doença causada pelo patógeno novo coronavírus (Sars-Cov-2), gerou grandes impactos na vida de bilhões de pessoas em todo o planeta. Entre as medidas emergenciais adotadas por autoridades governamentais, com...
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Resumo: Nos anos de 2020 e 2021, a pandemia da Covid-19, nomenclatura pela qual é designada a doença causada pelo patógeno novo coronavírus (Sars-Cov-2), gerou grandes impactos na vida de bilhões de pessoas em todo o planeta. Entre as medidas emergenciais adotadas por autoridades governamentais, com objetivo de evitar a rápida propagação do novo coronavírus entre a população, podemos citar a restrição à circulação de pessoas, a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e o fechamento de serviços considerados não essenciais. No âmbito educacional, foi adotado em larga escala o chamado "Ensino Remoto Emergencial", com as aulas, anteriormente presenciais, migrando para o formato remoto. Assim, mesmo aqueles professores que até então não haviam pensado e/ou aplicado as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas tiveram contato com smartphones, computadores, notebooks e aplicativos, seja para lecionar em tempo real online, gravar/editar aulas, produzir materiais didáticos, participar de reuniões escolares ou preencher diários de classe informatizados. Diante dessa realidade, esta tese apresenta os resultados de uma reflexão teórica e pesquisa em campo que buscou identificar e analisar os saberes que os professores produziram na pandemia da Covid-19 a partir do uso das tecnologias digitais na Geografia Escolar. Para tanto, aplicamos questionários para cinquenta professores de Geografia da Educação Básica da rede estadual de São Paulo, em que foram apresentadas perguntas (objetivas e subjetivas) relacionadas à formação (inicial e continuada) de educadores e aos saberes docentes e práticas pedagógicas mediados pelas tecnologias digitais (antes, durante e depois do Ensino Remoto Emergencial). Como a maioria dos professores que participaram desta pesquisa não foi formada para entender as TDIC e suas relações com o ensino de Geografia, tampouco, posteriormente, participou de cursos e atividades que possibilitassem pensar e/ou trabalhar pedagogicamente com as tecnologias digitais, constatou-se que os saberes docentes com as TDIC que emergiram na Geografia Escolar, durante o contexto do Ensino Remoto Emergencial, foram, essencialmente, experienciais, surgidos nas práticas profissionais dos professores (ligados ao manuseio de equipamentos, à formação continuada, ao planejamento pedagógico e à metodologia de ensino). Desse modo, quando as aulas migraram do formato presencial para remoto, os professores de Geografia, sem uma preparação adequada para tal ou conhecimentos teóricos aos quais pudessem recorrer, em relação ao trabalho pedagógico com as TDIC, tiveram que "aprender fazendo", por tentativas, entre erros e acertos, se ajustando, assim, à inédita situação de ensino e aprendizagem, mesmo diante de tantas dificuldades, incertezas e desigualdades tecnológicas
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Abstract: In 2020 and 2021, the COVID-19 pandemic, the name given to the disease caused by the new coronavirus pathogen (Sars-Cov-2), had a major impact on the lives of billions of people across the planet. Among the emergency measures adopted by government authorities in order to prevent the rapid...
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Abstract: In 2020 and 2021, the COVID-19 pandemic, the name given to the disease caused by the new coronavirus pathogen (Sars-Cov-2), had a major impact on the lives of billions of people across the planet. Among the emergency measures adopted by government authorities in order to prevent the rapid spread of the new coronavirus among the population, we can mention the restriction on the movement of people, the mandatory wearing of masks in public spaces, and the closure of services considered non-essential. In the educational sphere, so-called "Emergency Remote Teaching" was adopted on a large scale, with previously face-to-face classes migrating to a remote format. Thus, even those teachers who until then had not thought about and/or applied Digital Information and Communication Technologies (DICT) in their teaching practices came into contact with smartphones, computers, notebooks, and applications, whether to teach in real time online, record/edit lessons, produce teaching materials, take part in school meetings, or fill in computerized class diaries. Given this reality, this thesis presents the results of a theoretical reflection and field research that sought to identify and analyze the knowledge that teachers have produced in the COVID-19 pandemic from the use of digital technologies in school geography. To this end, we administered questionnaires to fifty geography teachers from the São Paulo state primary school system, asking (objective and subjective) questions related to the (initial and continuing) training of educators and teaching knowledge and pedagogical practices mediated by digital technologies (before, during, and after Emergency Remote Teaching). As most of the teachers who took part in this research had not been trained to understand DICT and their relationship with geography teaching, nor had they subsequently taken part in courses and activities that enabled them to think and/or work pedagogically with digital technologies, it was found that the teaching knowledge with DICT that emerged in school geography during the context of emergency remote teaching was essentially experiential, arising from the teachers' professional practices (linked to handling equipment, continuing training, pedagogical planning and teaching methodology). Thus, when classes migrated from face-to-face to remote format, geography teachers, without adequate preparation for this or theoretical knowledge to which they could resort, in relation to pedagogical work with DICT, had to "learn by doing", by trial and error, thus adjusting to the unprecedented teaching and learning situation, even in the face of so many difficulties, uncertainties and technological inequalities
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Aberto
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Orientador
Pereira, Ana Maria de Oliveira
Avaliador
Tonetto, Élida Pasini
Avaliador
Guimarães, Iara Vieira, 1970-
Avaliador
Leão, Vicente de Paula, 1968-
Avaliador
TDIC no ensino de geografia : saberes docentes construídos no contexto do ensino remoto emergencial
Francisco Fernandes Ladeira
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Francisco Fernandes Ladeira