Educação neoliberal, capitalismo de plataformas e tecnologias microeletrônicas no Brasil contemporâneo
Stefano Schiavetto Amancio
TESE
Português
T/UNICAMP Sch31e
[Neoliberal education, platform capitalism and microelectronic technologies in contemporary Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (356 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Pedro Peixoto Ferreira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta uma pesquisa sobre reforma da educação básica brasileira (1996-2023), capitalismo contemporâneo e tecnologias microeletrônicas, com destaque para discursos e práticas de formação do estudante como sujeito social e para a situação do Brasil no capitalismo...
Ver mais
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta uma pesquisa sobre reforma da educação básica brasileira (1996-2023), capitalismo contemporâneo e tecnologias microeletrônicas, com destaque para discursos e práticas de formação do estudante como sujeito social e para a situação do Brasil no capitalismo global. Como metodologia, investigou-se: (a) documentos normativos educacionais federais, paulistas e de organismos internacionais, (b) parcerias diretas entre órgãos públicos educacionais brasileiros (especialmente paulistas) e corporações da indústria microeletrônica (especialmente Intel, Microsoft e Google), e (c) formações e práticas escolares ora observadas e ora diretamente vivenciadas por este pesquisador, durante sua atividade como professor da rede estadual paulista de educação nos últimos dez anos. Como resultados, apresenta-se que a reforma da educação básica brasileira insere o país num projeto internacional de educação neoliberal compromissado com a estabilização de corporações da indústria microeletrônica como centros de cálculo na formação de sujeitos sociais globais. Esse projeto educacional neoliberal, de elaboração coordenada por organismos internacionais em parceria com corporações globais, governos e instituições nacionais, cria e estabelece determinadas competências e habilidades como humanas e obrigatórias para uma formação estudantil de caráter humano, cidadão e apto para o mundo do trabalho, num discurso de síntese atualizadora e de culminância em relação a contribuições pedagógicas e educacionais. Nessa educação neoliberal, a formação de estudantes competentes e hábeis requer o consumo de tecnologias microeletrônicas plataformais, desenvolvidas por corporações majoritariamente estadunidenses. Essas tecnologias têm caráter plataformal porque a tecnicidade microeletrônica tem seu modo de existência fundamentado em camadas de nível baixo e de nível alto (grosso modo, hardware e software, respectivamente), o que condiciona formas técnicas baixas como condições de existência para formas técnicas de nível alto. Esta tese denomina por "capitalismo de plataformas" uma disputa entre corporações para monopolização da pesquisa, da invenção e da comercialização de camadas plataformais da tecnicidade microeletrônica, fator-chave para se posicionarem como pontos de passagem obrigatória na indústria microeletrônica e, desde a década de 1990, na educação básica neoliberal global. Esta tese conclui, enfim, que a associação entre o referido projeto de educação neoliberal e a indústria microeletrônica promove uma privatização da criatividade crítica, aqui compreendida como a hegemonização mundial de uma educação que: (a) naturaliza determinadas mercadorias tecnológicas e suas corporações desenvolvedoras como pontos de passagem obrigatória para a existência humana, cidadã e no mundo do trabalho atuais, (b) aliena o desenvolvimento de bases educacionais a organismos internacionais e corporações globais (ambos majoritariamente centrados nos EUA), e (c) age na consolidação do neoliberalismo, ao adaptar a criatividade crítica para uma vida política acrítica sobre a organização econômica da vida social. Trata-se de um bancarismo criativo, numa atualização do conceito de educação bancária freiriano, porque competências, habilidades, objetos eletrônicos e teorias e práticas científico-tecnológicas são naturalizadas como obrigatórias para a formação do sujeito social, estabelecendo a educação básica como agente numa consolidação geoeconômica global do neoliberalismo contemporâneo
Ver menos
Abstract: This thesis presents the results of a doctoral research on the reform of Brazilian basic education (1996-2023), contemporary capitalism and microelectronic technologies, with emphasis on discourses and practices of the student subjectivation and the situation of Brazil in global...
Ver mais
Abstract: This thesis presents the results of a doctoral research on the reform of Brazilian basic education (1996-2023), contemporary capitalism and microelectronic technologies, with emphasis on discourses and practices of the student subjectivation and the situation of Brazil in global capitalism. As a methodology, the following were investigated: (a) educational normative documents from Brazil (federation), from the Brazilian state of São Paulo and from international organizations, (b) direct partnerships between Brazilian public educational institutions (especially from São Paulo) and corporations of the microelectronics industry (especially Intel, Microsoft and Google), and (c) school training and practices both studied and directly experienced by this researcher during his activity as a teacher at the São Paulo state education department over the last ten years. As results, it is presented that the reform of Brazilian basic education inserts the country into an international neoliberal education project committed to the stabilization of microelectronics industry corporations as calculation centers in the social subjectivation of the students. From a discourse of synthesizing historical and current scientific and philosophical contributions, this neoliberal educational project, coordinated by international organizations in partnership with global corporations, local governments and local institutions, creates and establishes certain competencies and skills as universal and obligatory for the subjectivation of an existential triad: humanity, citizenship and worker. In this neoliberal education, the formation of competent and skillful students requires the consumption of microelectronic platform technologies, developed by mostly USA corporations. These technologies have a platform character because microelectronic technicality has its mode of existence based on low-level and high-level layers (roughly speaking, hardware and software, respectively), which conditions low-level technical forms as conditions of existence for high-level technical forms. This thesis calls "platform capitalism" a dispute between corporations to monopolize the research, the invention and the commercialization of platform layers of microelectronic technology, a key factor in positioning themselves as obligatory passage points in the microelectronic industry and, since the 1990s, in neoliberal global basic education. This thesis concludes, finally, that the association between the aforementioned neoliberal education project and the microelectronics industry promotes a privatization of the critical creativity of the students, understood here as the global hegemonization of an education that: (a) naturalizes certain technological commodities and their developing corporations as obligatory passage points for human, citizen and worker existence, (b) alienates the development of educational bases to international organizations and global corporations (both mostly centered in the USA), and (c) acts in the consolidation of neoliberalism, by adapt critical creativity to an uncritical political life about the economic organization of social life. This thesis names this phenomenon as creative banking, in an update of Freire's concept of banking education, because competencies, skills, electronic objects and scientific-technological theories and practices are naturalized as obligatory for the formation of the subject, establishing basic education as an agent in a geo-economic consolidation of contemporary neoliberalism
Ver menos
Aberto
Ferreira, Pedro Peixoto, 1975-
Orientador
Parra, Henrique Zoqui Martins
Avaliador
Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
Avaliador
Vicentin, Diego, 1981-
Avaliador
Brito, Rainer Miranda
Avaliador
Educação neoliberal, capitalismo de plataformas e tecnologias microeletrônicas no Brasil contemporâneo
Stefano Schiavetto Amancio
Educação neoliberal, capitalismo de plataformas e tecnologias microeletrônicas no Brasil contemporâneo
Stefano Schiavetto Amancio