USP, UNESP, UNICAMP e o Setor Público Brasileiro : uma análise da interação via convênios de pesquisa
Milena Eugênio da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38u
[USP, UNESP, UNICAMP and the brazilian public sector ]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Milena Pavan Serafim
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências
Resumo: O setor público brasileiro pode firmar interações com distintos entes, sejam esses de caráter público ou privado. Destacam-se assim as parcerias firmadas com as universidades públicas. Essas estão buscando interagir cada vez mais com sujeitos para além de seus muros. É neste contexto que o...
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Resumo: O setor público brasileiro pode firmar interações com distintos entes, sejam esses de caráter público ou privado. Destacam-se assim as parcerias firmadas com as universidades públicas. Essas estão buscando interagir cada vez mais com sujeitos para além de seus muros. É neste contexto que o presente trabalho busca analisar os tipos de aprendizado e principais contribuições mútuas de três parcerias (convênios) firmadas entre as universidades estaduais paulistas e instituições da Administração Pública Direta e Indireta, principalmente, no que se refere a possibilidade de provimento de recomendações de protocolos de políticas públicas, melhorias e/ou inovações junto ao setor público. Em termos analíticos-teóricos a pesquisa possui um caráter exploratório, adotando uma abordagem metodológica qualitativa, realizando atividades de análise documental, estudos de caso e entrevistas semiestruturadas. Como resultados logrou identificar com sucesso como as parcerias elegidas foram estabelecidas, os tipos de aprendizado mútuos e inovações, e, por fim, os desafios e dificuldades enfrentados. Como os fatores que colaboram para a conformação dos convênios, têm-se: a proximidade de longa data das instituições; as temáticas das parcerias serem de interesse direto de ambas as partes; a participação de indivíduos chave na captação e mediação da relação. A identificação dos aprendizados e inovações que foram produtos das interações também reforçou a importância do estabelecimento dessas conexões, para: atuar na resolução de problemáticas sociais; fornecer melhorias a determinado setor econômico; contribuir para a quebra de estigmas e inclusão de populações vulneráveis; dar cabo a novas linhas de pesquisa e projetos de extensão no interior das universidades, bem como melhorar a qualidade do ensino ofertado, e, ocasionar mudanças nas políticas internas dos órgãos públicos. Como materialidade para políticas públicas foi capaz de identificar apenas a produção científica de um convênio em específico. Os desafios identificados foram: falta de recursos financeiros envolvido no projeto e/ou para convênios futuros; o próprio processo de aproximação das universidades com os entes públicos e o reconhecimento de outros tipos de conhecimentos sendo validado; as gestões transitórias em instituições públicas; dificuldades operacionais no tratamento de dados, comuns às pesquisas científicas; o conteúdo dos termos técnicos e normativos que mediaram o convênio; os meios para ampla divulgação. Almeja, portanto, contribuir com as lacunas da literatura que versa a respeito dos arranjos específicos entre universidades-governo, tanto para o avanço das práticas da Administração Pública brasileira quanto para o processo de inovação e a continuidade da disseminação do conhecimento para além dos muros das universidades
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Abstract: The Brazilian public sector interacts with different entities, whether public or private. Partnerships with public universities in particular stand out, as they are increasingly aiming to interact with subjects beyond their walls. It is in this context that this paper seeks to analyze the...
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Abstract: The Brazilian public sector interacts with different entities, whether public or private. Partnerships with public universities in particular stand out, as they are increasingly aiming to interact with subjects beyond their walls. It is in this context that this paper seeks to analyze the types of learning and main mutual contributions of three partnerships (agreements) signed between São Paulo state universities and institutions of the Direct and Indirect Public Administration, especially with regard to the possibility of providing recommendations for public policy protocols, improvements and/or innovations in the public sector. In analytical-theoretical terms, the research is exploratory in nature, adopting a qualitative methodological approach, carrying out document analysis, case studies and semi-structured interviews. The results were successful in identifying how the chosen partnerships were established, the types of mutual learning and innovations and finally, the challenges faced. Factors contributing to the establishment of the agreements include: the long-standing proximity of the institutions; the themes of the partnerships being of direct interest to both parties; the participation of key individuals in attracting and mediating the relationship. Identifying the corresponding learnings and innovations also reinforced the importance of establishing these connections in order to: act to solve social problems; provide improvements to a certain economic sector; contribute to breaking down stigmas and including vulnerable populations; bring about new lines of research and extension projects within universities, as well as improving the quality of the teaching offered, and bring about changes in the internal policies of public bodies. As materiality for public policies, it was only able to identify the scientific output of a specific agreement. The challenges identified were: the lack of financial resources involved in the project and/or for future agreements; the very process of bringing universities closer to public bodies and the recognition of other types of knowledge being validated; transitional management in public institutions; operational difficulties in data processing, common to scientific research; the content of the technical and regulatory terms that mediated the agreement; the means for wide dissemination. It therefore aims to contribute to the gaps in the literature on specific university-government arrangements, both for the advancement of Brazilian public administration practices and the continued dissemination of knowledge beyond the walls of universities
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USP, UNESP, UNICAMP e o Setor Público Brasileiro : uma análise da interação via convênios de pesquisa
Milena Eugênio da Silva
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Milena Eugênio da Silva