A pena e a palavra : imagens em literaturas indígenas
Karina Miki Narita
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP N167p
[The feather and the word]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Alik Wunder
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: De modo singular e marcante, a imagem fixa e estereotipada dos povos indígenas na literatura inicia-se na colonização e cristaliza-se no imaginário coletivo, permanecendo até os dias atuais. Contudo, o cenário começa a se modificar, a partir da década de 80, quando vozes protagonistas de...
Ver mais
Resumo: De modo singular e marcante, a imagem fixa e estereotipada dos povos indígenas na literatura inicia-se na colonização e cristaliza-se no imaginário coletivo, permanecendo até os dias atuais. Contudo, o cenário começa a se modificar, a partir da década de 80, quando vozes protagonistas de autoras e autores indígenas ocupam os territórios da literatura brasileira e problematizam as produções feitas até então a seus respeitos, dando visibilidade à diversidade étnica e linguística de seus povos, à luta por direitos e registrando memórias orais de seus(suas) ancestrais. Com base nos estudos de autores(as) como Daniel Munduruku, Julie Trudruá Dorrico, Iara Tatiana Bonin, que discutem a literatura indígena brasileira contemporânea, percebem-se mudanças importantes em nossa literatura sendo cada vez mais povoada por vozes múltiplas e consideramos que as ilustrações destas literaturas também são um território de transformações a ser estudado. A partir de títulos da literatura indígena brasileira contemporânea, em especial, os que integram o catálogo da Livraria Maracá, livraria online especializada nesta literatura, esta dissertação busca olhar para ilustrações que entram em movimento de criação e diálogo com narrativas indígenas, suas visualidades, perspectivas, detalhes que se apresentam no suporte do livro. Como desconstruir imagens cristalizadas por séculos no Brasil? Que imagens aparecem ao escaparem das malhas dos estereótipos coloniais? Como os(as) artistas fazem isto? Destacam-se alguns nomes de ilustradores(as) que desenvolvem trabalhos diferenciados na temática indígena: Yaguarê Yamã, Ciça Fittipaldi, Maurício Negro e outros(as). Tendo como referência o modo de pesquisa de Virgínia Kastrup e Luciano Bedin Costa, A Pena e a Palavra é uma cartografia que foi inspirada em acontecimentos poéticos com beija-flores e com um ser ancestral da cultura japonesa, a Amabie, no período da pandemia de covid-19. A escrita também contém uma parte dedicada ao encontro com as ideias de Ailton Krenak e Emanuele Coccia a partir das imagens em metamorfoses de diversos livros: ilustrações que apresentam o entrelaçamento entre os humanos, os animais, os objetos e os vegetais em visualidades fascinantes. As criações fotográficas também fazem parte dos movimentos desta pesquisa e possibilitam pensamentos sobre a materialidade das coisas de Tim Ingold e o fluxo de vida com os livros e as imagens
Ver menos
Abstract: In a singular and impactful way, the stiff and stereotypical image of Indigenous peoples in literature begins with colonization and is established in the collective imagination, remaining like this until the present day. However, this scenario began to change in the 1980s, when leading...
Ver mais
Abstract: In a singular and impactful way, the stiff and stereotypical image of Indigenous peoples in literature begins with colonization and is established in the collective imagination, remaining like this until the present day. However, this scenario began to change in the 1980s, when leading voices of Indigenous authors occupied the territories of Brazilian literature and problematized the productions created until then about them, giving visibility to the ethnic and linguistic diversity of their peoples and to the fights for rights, and recording oral memories of their ancestors. Based on the studies of authors such as Daniel Munduruku, Julie Trudruá Dorrico and Iara Tatiana Bonin, who discuss contemporary Brazilian Indigenous literature, important changes, increasingly populated by multiple voices, can be noticed in our literature. And we believe that the illustrations pertaining to these literatures are also a territory of transformations to be studied. From the readings of titles from contemporary Brazilian Indigenous literature, especially those included in the catalog of Livraria Maracá, an online bookstore specialized in this literature, this dissertation seeks to look at illustrations that combines with the movement of creation and dialogue with Indigenous narratives and their visualities, perspectives and details presented in the book medium. How can we deconstruct these images established for centuries in Brazil? What images appear when they are out of the realm of colonial stereotypes? How do artists do this? Some illustrators who produce distinctive works on Indigenous themes stand out: Yaguarê Yamã, Ciça Fittipaldi, Maurício Negro and others. Using the research method of Virgínia Kastrup and Luciano Bedin Costa as a reference, A Pena e a Palavra (The Feather and the Word) is a cartography inspired by poetic events triggered during the Covid-19 pandemic period by hummingbirds and Amabie, a legendary Japanese entity. This dissertation also contains a chapter dedicated to the encounter with the ideas of Ailton Krenak and Emanuele Coccia based on metamorphosing images from various books — illustrations that present the intertwining between humans, animals, objects and plants in fascinating visualities. Photographic creations are also part of the movements of this research and enable thoughts about the materiality of Tim Ingold's things and the flow of life with books and images
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
A pena e a palavra : imagens em literaturas indígenas
Karina Miki Narita
A pena e a palavra : imagens em literaturas indígenas
Karina Miki Narita