Como as crianças brasileiras adquirem a expressão de futuridade : um estudo sintático
Paulo Ângelo de Araújo Adriano
ARTIGO
Português
[How Brazilian children acquire the expression of futurity]
Resumo: Adotando a abordagem da Gramática Gerativa, este artigo investiga como as crianças brasileiras adquirem a expressão de futuridade no português brasileiro (PB), quais sejam: (i) 'ir' + infinitivo, (ii) forma sintética, (iii) verbo pleno flexionado no presente. Uma vez que a forma sintética...
Ver mais
Resumo: Adotando a abordagem da Gramática Gerativa, este artigo investiga como as crianças brasileiras adquirem a expressão de futuridade no português brasileiro (PB), quais sejam: (i) 'ir' + infinitivo, (ii) forma sintética, (iii) verbo pleno flexionado no presente. Uma vez que a forma sintética para futuridade não é mais produtiva na fala do PB, a hipótese inicial é a de que as crianças não produzem a forma sintética para futuro e adquire, primeiramente, as outras formas veiculando Aspecto Prospectivo, para depois adquirirem essas estruturas, veiculando Modo Irrealis, seguindo um modelo bottom-up. Os dados investigados são baseados em um estudo longitudinal de 3 crianças brasileiras, monolíngues, entre as idades de 01;08 e 03;07. Os resultados mostram que as três crianças não produziram a forma sintética; produziram 'ir' + infinitivo veiculando Aspecto Prospectivo quando tinham 01;08 e, somente mais tarde, adquiriram 'ir' + infinitivo disparando uma leitura irrealis (com a idade de 02;01). Por fim, a forma de presente foi adquirida com 02;08, veiculando somente uma leitura irrealis. Esses resultados sugerem que, uma vez que não há evidência positiva para a estrutura sintética, as crianças não a adquirem naturalmente. Além disso, este estudo evidencia uma aquisição sistemática e ordenada, licenciando primeiramente uma camada aspectual para depois uma camada de modo
Ver menos
Abstract: Adopting the Generative Grammar framework, this article investigates how Brazilian children acquire the expression of futurity, namely (i) 'ir' + infinitive, (ii) the synthetic form, (iii) verb inflected in the present tense. Since the synthetic form conveying futurity is no longer...
Ver mais
Abstract: Adopting the Generative Grammar framework, this article investigates how Brazilian children acquire the expression of futurity, namely (i) 'ir' + infinitive, (ii) the synthetic form, (iii) verb inflected in the present tense. Since the synthetic form conveying futurity is no longer productive in the speech of BP, the initial hypothesis is that children do not produce the synthetic form for future and, first, acquire the other forms by conveying Prospective Aspect, then acquiring these structures, conveying Irrealis Mode. Data investigated are based on a longitudinal study of 3 monolingual Brazilian children for a period of 01;08 and 03;07. The results show that the three children did not produce the synthetic form; produced infinitive 'ir' + conveying Prospective Aspect when they were 01;08 and only later acquired infinitive 'go' + infinitive by meaning an irrealis reading (at the age of 02;01). Finally, the verbal present form was acquired with 02;08, conveying only an irrealis reading. These results suggest that since there is no positive evidence for synthetic structure, children do not naturally acquire it. In addition, this study evidences a systematic and ordered acquisition, licensing first an aspectual layer and then a mode one
Ver menos
Aberto
Como as crianças brasileiras adquirem a expressão de futuridade : um estudo sintático
Paulo Ângelo de Araújo Adriano
Como as crianças brasileiras adquirem a expressão de futuridade : um estudo sintático
Paulo Ângelo de Araújo Adriano
Fontes
Miguilim (Fonte avulsa) |