Notas sobre o pandeiro brasileiro, suas notas e suas escritas
Ricardo Augusto de Lima Brandão; Leandro Barsalini
ARTIGO
Português
[Reflexions on brazilian tambourine, its notes and its notation]
Resumo: O principal objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais sons, toques e
rudimentos encontrados em certa prática do pandeiro brasileiro, bem como algumas formas para sua notação. As observações trazidas partem da pesquisa do fazer musical de um coletivo de pandeiristas que... Ver mais Resumo: O principal objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais sons, toques e
rudimentos encontrados em certa prática do pandeiro brasileiro, bem como algumas formas para sua notação. As observações trazidas partem da pesquisa do fazer musical de um coletivo de pandeiristas que será tratado aqui pelo termo pandeiro grave, mas os elementos observados na prática destes músicos revelam características de contextos pandeirísticos muito mais amplos. A partir da investigação das técnicas pandeirísticas e das suas formas de notação, é possível também estabelecer um olhar crítico sobre certos processos de universalização e hegemonização de algumas linguagens musicais; sobre como a escrita musical privilegia estas linguagens, e esconde e marginaliza outras formas de fazer música e tocar um instrumento Ver menos
rudimentos encontrados em certa prática do pandeiro brasileiro, bem como algumas formas para sua notação. As observações trazidas partem da pesquisa do fazer musical de um coletivo de pandeiristas que... Ver mais Resumo: O principal objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais sons, toques e
rudimentos encontrados em certa prática do pandeiro brasileiro, bem como algumas formas para sua notação. As observações trazidas partem da pesquisa do fazer musical de um coletivo de pandeiristas que será tratado aqui pelo termo pandeiro grave, mas os elementos observados na prática destes músicos revelam características de contextos pandeirísticos muito mais amplos. A partir da investigação das técnicas pandeirísticas e das suas formas de notação, é possível também estabelecer um olhar crítico sobre certos processos de universalização e hegemonização de algumas linguagens musicais; sobre como a escrita musical privilegia estas linguagens, e esconde e marginaliza outras formas de fazer música e tocar um instrumento Ver menos
Abstract: This article aims to present and discuss some sounds, touches and rudiments found in a certain practice of the Brazilian tambourine, and the possible ways of notating it. The observations brought here are fruit of the research on a collective of tambourine players that will be described...
Ver mais
Abstract: This article aims to present and discuss some sounds, touches and rudiments found in a certain practice of the Brazilian tambourine, and the possible ways of notating it. The observations brought here are fruit of the research on a collective of tambourine players that will be described here by the term pandeiro grave, although the elements observed in the practice of these musicians can reveal characteristics of other contexts of tambourine practices. From the investigation of tambourine techniques and their forms of notation, it is also possible to establish a critical perspective to certain processes of universalization and hegemonization of some musical languages; about how musical writing privileges these languages, and hides and marginalizes other ways of making music and playing an instrument
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://anppom.org.br/congressos/anais/v32/
Notas sobre o pandeiro brasileiro, suas notas e suas escritas
Ricardo Augusto de Lima Brandão; Leandro Barsalini
Notas sobre o pandeiro brasileiro, suas notas e suas escritas
Ricardo Augusto de Lima Brandão; Leandro Barsalini