Explorando texturas sonoras : análise e composição com suporte de descritores de áudio e modelos computacionais
Micael Antunes da Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38e
[Exploring sound textures]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (225 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Jônatas Manzolli, Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: A presente tese apresenta estudos de análise musical e relatos de composição que exploram as características texturais da música de massas sonoras, situando-a no contexto das práticas criativas do século XX e de modelos psicoacústicos. O trabalho apresenta uma série de estudos analíticos, ao...
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Resumo: A presente tese apresenta estudos de análise musical e relatos de composição que exploram as características texturais da música de massas sonoras, situando-a no contexto das práticas criativas do século XX e de modelos psicoacústicos. O trabalho apresenta uma série de estudos analíticos, ao mesmo tempo em que introduz ferramentas de descritores de áudio relevantes para a pesquisa realizada. Além disso, oferece uma contribuição ao campo da composição por meio de discussões embasadas em relatos composicionais e da criação de uma ferramenta interativa para a geração de massas sonoras em tempo real. Esta tese é composta por artigos, nos quais foram apresentados os resultados da pesquisa por meio da análise e discussão de diversos textos publicados durante o doutorado. Essa apresentação é dividida em dois módulos: no primeiro, dedicado à análise musical, discute-se uma metodologia de análise musical baseada em descritores de áudio para investigar composições eletroacústicas e instrumentais que exploram a noção de massas sonoras. No segundo módulo, são apresentados relatos e discussões nos quais os conceitos ligados às massas sonoras e modelos computacionais para eletrônica em tempo real foram aplicados em processos criativos. Dessa forma, a tese aborda questões analíticas ao introduzir as ideias de compositores como Edgard Varèse, que concebeu a noção de novos instrumentos, inspirando posteriormente a ideia de massas sonoras e o desenvolvimento de sistemas interativos para a luteria digital. Em seguida, explora-se a noção de música de massas sonoras, do ponto de vista da percepção musical como explorado no serialismo, influenciado por compositores como Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis e György Ligeti. Após essa discussão de conceitos, são apresentados os descritores de áudio relevantes para o estudo da música de massas sonoras. Em seguida, essas ferramentas são aplicadas em estudos analíticos de música eletroacústica e instrumental. Posteriormente, são abordadas discussões sobre composição, destacando a necessidade do compositor em criar um campo semântico que faça a mediação entre ferramentas tecnológicas e aspectos criativos envolvidos. Por fim, propõe-se um ambiente interativo em Max para criar e manipular massas sonoras em tempo real, oferecendo uma plataforma prática para a exploração criativa nesse domínio musical. Sendo assim, a tese oferece contribuições para três áreas principais: análise musical, composição musical e psicoacústica. Na análise musical, propõe um fluxo de trabalho aplicável em diversos contextos musicológicos e fornece representações de áudio derivadas da música de massas sonoras, oferecendo potencial para o estudo da textura musical em diferentes repertórios. No campo da composição, ao abordar duas obras realizadas durante a pesquisa, a tese promove reflexões sobre o processo criativo mediado pela tecnologia. Discute também uma ferramenta interativa adaptável para diferentes aplicações, que pode inspirar compositores a explorar criativamente a luteria digital. Por fim, diante do crescente interesse nos estudos sobre timbre na psicoacústica e na musicologia empírica, este trabalho abre espaço para investigações sobre percepção em abordagens experimentais nas ciências cognitivas
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Abstract: This thesis presents studies in musical analysis and compositional reports that explore the textural characteristics of sound mass music, situating it within the context of 20th century creative practices and psychoacoustic models. The thesis presents a series of analytical studies, while...
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Abstract: This thesis presents studies in musical analysis and compositional reports that explore the textural characteristics of sound mass music, situating it within the context of 20th century creative practices and psychoacoustic models. The thesis presents a series of analytical studies, while also introducing audio descriptors relevant to the research undertaken. In addition, it offers a contribution to the field of composition through discussions based on composition reports and on the creation of an interactive tool for the real-time generation of sound masses. This thesis is composed of articles that present the results of the research through the analysis and discussion of different texts published during the doctoral research. This presentation is divided into two modules: the first, dedicated to musical analysis, discusses a methodology for musical analysis based on audio descriptors to study electroacoustic and instrumental compositions that explore the notion of sound masses. The second module presents reports and discussions in which the concepts related to sound masses and computational models for real-time electronics have been applied in creative processes. Thus, the work addresses analytical issues by introducing the ideas of composers such as Edgard Varèse, who conceived the notion of new instruments, later inspiring the idea of sound masses and the development of interactive systems for digital lutherie. Next, the notion of sound mass music is approached from the perspective of musical perception as explored in serialism, influenced by composers such as Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis and György Ligeti. Following this discussion of concepts, relevant audio descriptors for the study of sound mass music are presented. These tools are then applied to analytical studies of electroacoustic and instrumental music. This is followed by a discussion of composition, highlighting the need for the composer to create a semantic field that mediates between technological tools and the creative aspects involved. Finally, an interactive environment in Max is proposed to create and manipulate sound masses in real time, providing a practical platform for creative exploration in this musical domain. Thus, the thesis offers contributions in three main areas: musical analysis, musical composition and psychoacoustics. In the field of musical analysis, it proposes a workflow applicable in different musicological contexts and provides audio representations derived from sound mass music, offering potential for the study of musical texture in different repertoires. In the field of composition, the thesis encourages reflection on the creative process mediated by technology through two works created during the research. It also discusses an adaptable interactive tool for different applications that can inspire composers to creatively explore digital lutherie. Finally, given the growing interest in timbre studies in psychoacoustics and empirical musicology, this thesis opens space for investigations of perception in experimental approaches within the cognitive sciences
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Aberto
Manzolli, Jônatas, 1961-
Orientador
Rossetti, Danilo, 1978-
Coorientador
Simurra, Ivan Eiji Yamauchi, 1984-
Avaliador
Monteiro, Adriano Claro, 1984-
Avaliador
Taffarello, Tadeu Moraes, 1978-
Avaliador
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Micael Antunes da Silva
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