Investigação e argumentação em aulas de biologia com uso da tecnologia para estudo de cadeias alimentares e polinização
Carla Adriana Poletti Bighetti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B484i
[Investigation and argumentation in biology classes using technology for teaching food chains and pollination]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ingrid Koch
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Biologia
Resumo: A sequência didática que será apresentada, é baseada na problematização, elaboração e teste de hipóteses, por meio de pesquisa ou por meio das experimentações. Ação realizada em uma escola estadual com estudantes do Ensino Médio em aulas de Biologia, cujo assunto principal envolveu Cadeias e...
Ver mais
Resumo: A sequência didática que será apresentada, é baseada na problematização, elaboração e teste de hipóteses, por meio de pesquisa ou por meio das experimentações. Ação realizada em uma escola estadual com estudantes do Ensino Médio em aulas de Biologia, cujo assunto principal envolveu Cadeias e teias alimentares e polinização na geolocalização pertencente à Unidade Escolar, com a ação ativa dos estudantes na coleta de dados dos agentes polinizadores locais e sua posição na cadeia ou teia alimentar, procurando mostrar as interações ecológicas e evidências evolutivas interespecíficas para o entendimento da atividade. A presente sequência didática possibilita o desenvolvimento do senso crítico e auxilia na formação de um indivíduo mais reflexivo em relação aos assuntos do senso comum inseridos na sociedade. O Ensino de Biologia focado no ambiente de convívio e baseado em atividades investigativas auxiliarão na aprendizagem do estudante e facilitarão o entendimento na área de botânica e ecologia dentro da Biologia
Ver menos
Abstract: The didactic sequence that will be presented is based on problematization, elaboration and testing of hypotheses, through research or through experiments. Action carried out in a state school with high school students in Biology classes, whose main subject involved food chains and webs and...
Ver mais
Abstract: The didactic sequence that will be presented is based on problematization, elaboration and testing of hypotheses, through research or through experiments. Action carried out in a state school with high school students in Biology classes, whose main subject involved food chains and webs and pollination in the geolocation belonging to the School Unit, with the active action of students in collecting data on local pollinating agents and their position in the food chain or web, seeking to show ecological interactions and interspecific evolutionary evidence to understand the activity. This didactic sequence enables the development of critical sense and helps in the formation of a more reflective individual in relation to common sense issues inserted in society. Biology Teaching focused on a convivial environment and based on investigative activities will help the student's learning and facilitate understanding in the area of botany and ecology within Biology
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Investigação e argumentação em aulas de biologia com uso da tecnologia para estudo de cadeias alimentares e polinização
Carla Adriana Poletti Bighetti
Investigação e argumentação em aulas de biologia com uso da tecnologia para estudo de cadeias alimentares e polinização
Carla Adriana Poletti Bighetti