Guerra nas redes : a ameaça plataformizada - publicidade, plataformização e radicalismo na recepção de um blockbuster no YouTube
Thais Farias Lassali
TESE
Português
T/UNICAMP L336g
[Internet wars]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (310 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Christiano Key Tambascia
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A presente tese investiga a recepção de um blockbuster de uma grande franquia de Hollywood na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Após seu lançamento, em dezembro de 2017, o filme em questão muito rapidamente passou a ser considerado polêmico por supostamente dividir a opinião...
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Resumo: A presente tese investiga a recepção de um blockbuster de uma grande franquia de Hollywood na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Após seu lançamento, em dezembro de 2017, o filme em questão muito rapidamente passou a ser considerado polêmico por supostamente dividir a opinião dos espectadores, gerando uma série de discussões e de controvérsias entre fãs e críticos nas mais diversas redes sociais. Isso ocorreu de tal modo que não pareciam existir opiniões equilibradas e razoáveis sobre a obra, pelo menos online. Ou ela era o melhor episódio já feito naquele universo narrativo, ou era uma vergonha completa para a saga. Partindo da ideia de que esse produto midiático é um blockbuster, esta tese lida com a influência das mídias digitais na popularização (e na consequente plataformização) do exercício crítico sobre cinema. Ao mesmo tempo, esmiuça o modo como tais plataformas digitais têm se tornado agentes importantes na compreensão coletiva sobre os produtos da indústria hollywoodiana. Desse modo, esta tese, por um lado, mostra o papel fundamental do YouTube, empresa de propriedade do Google e da Alphabet Inc., na negociação de significados em torno do filme em questão. Por outro, aponta para a participação decisiva de um conjunto de atores associados às extremas direitas estadunidenses na criação do consenso de que aquela era uma obra polêmica. Para tanto, tais grupos se utilizaram tanto de táticas publicitárias quanto de conhecimentos sobre o funcionamento das plataformas digitais e de seus algoritmos. Algo que se tornou possível, por um lado, graças à importância que a circulação (de informações, textos e produtos) na esfera pública tem para o sucesso dos blockbusters. Por outro, pelo modo como tais peças de entretenimento têm utilizado como parte de suas estratégias de publicidade a captura da atenção dos usuários, uma característica inerente às atuais plataformas
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Abstract: This thesis investigates the reception of a blockbuster from a major Hollywood franchise on the video sharing platform YouTube. After its release in December 2017, this film very quickly became considered controversial for allegedly dividing viewers' opinions. It generated a series of...
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Abstract: This thesis investigates the reception of a blockbuster from a major Hollywood franchise on the video sharing platform YouTube. After its release in December 2017, this film very quickly became considered controversial for allegedly dividing viewers' opinions. It generated a series of discussions and controversies between fans and critics on the several social networks. It almost seemed impossible to have fair and reasonable opinions about the movie, at least in online circles. Either it was the best episode ever made in that narrative universe, or it was a complete embarrassment to the saga. Starting from the idea that this media product is a blockbuster, this thesis deals with the influence of digital media on the popularization (and consequent platformization) of the critical exercise about cinema. At the same time, these digital platforms have become important agents in the collective understanding of the products of the Hollywood industry. Therefore, this thesis, on the one hand, shows the fundamental role of YouTube, a company owned by Google and Alphabet Inc., in negotiating meanings around the referred film. On the other hand, it points to the decisive participation of a group of actors associated with the American extreme right wing in creating the consensus that this was a controversial work. To achieve this, these groups used both advertising tactics and knowledge about the functioning of digital platforms and their algorithms. Something that became possible, on the one hand, thanks to the importance that the circulation (of information, texts and products) in the public sphere has for the success of blockbusters. On the other hand, due to the way in which such pieces of entertainment have used capturing users' attention as part of their advertising strategies, an inherent characteristic of the platforms
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Aberto
Tambascia, Christiano Key, 1976-
Orientador
Rodrigues, Carolina Cantarino, 1977-
Avaliador
Parreiras, Carolina, 1983-
Avaliador
Rossi, Luiz Gustavo Freitas, 1980-
Avaliador
Hirano, Luis Felipe Kojima
Avaliador
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Thais Farias Lassali
Guerra nas redes : a ameaça plataformizada - publicidade, plataformização e radicalismo na recepção de um blockbuster no YouTube
Thais Farias Lassali