Tecendo narrativas no campo da ciência da educação : análise dos enquadramentos midiáticos sobre evidências científicas em competências socioemocionais
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C112t
[Narratives in the field of educational science]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (116 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sabine Righetti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Dadas as características da comunicação contemporânea e o grande número de informações e conteúdos que estão disponíveis nas mídias digitais, é fundamental dar luz à relação entre produção midiática e ao papel da ciência como fonte de conhecimento e verificação de dados. Nesse sentido, esta...
Resumo: Dadas as características da comunicação contemporânea e o grande número de informações e conteúdos que estão disponíveis nas mídias digitais, é fundamental dar luz à relação entre produção midiática e ao papel da ciência como fonte de conhecimento e verificação de dados. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a relação entre o jornalismo em educação e a ocorrência de evidências científicas relacionadas, tomando como recorte a temática do socioemocional, a partir da análise dos enquadramentos midiáticos presentes em notícias veiculadas em dois veículos nacionais (Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo). Assim, é feita uma discussão teórica ancorada na divulgação científica e sua relação com o jornalismo, com a sociedade e com a cultura científica de modo geral, estreitando o olhar para os campos da ciência de educação e a produção jornalística sobre ela. Também se dialoga sobre os conceitos fundamentais da educação no contexto da temática socioemocional, visando clarear as evidências produzidas nessa área para a futura análise na pesquisa. No segmento metodológico, são discutidos os caminhos necessários para atingir esse objetivo à luz dos enquadramentos midiáticos e da teoria base de Irving Goffman, entendendo e selecionando os procedimentos pertinentes. Os dados coletados em ambos os veículos escolhidos também estão apresentados e descritos, abrindo caminho para as análises e discussões que serão apresentadas na versão final da dissertação
Abstract: Given the contemporary landscape of communication and the profusion of information and content accessible through digital media, it becomes imperative to elucidate the interplay between media production and the role of science as a wellspring of knowledge and data validation. In this...
Abstract: Given the contemporary landscape of communication and the profusion of information and content accessible through digital media, it becomes imperative to elucidate the interplay between media production and the role of science as a wellspring of knowledge and data validation. In this context, the present study endeavors to contemplate the nexus between educational journalism and the manifestation of correlated scientific evidence, with a particular focus on the socioemotional domain. This investigation entails an examination of media framings found in news articles disseminated by two prominent national outlets, namely, Folha de S.Paulo and O Estado de S. Paulo. To this end, a theoretical discourse is undertaken, firmly rooted in the realm of science communication and its intricate association with journalism, society, and the broader scientific culture, with specific emphasis on the domains of educational science and its journalistic representation. Additionally, the foundational concepts of education pertaining to the socioemotional theme are explicated, serving to shed light on the corpus of evidence generated within this sphere, which will subsequently inform the forthcoming research analysis. In the methodological section, the requisite methodologies are delineated, taking into account media framings and drawing upon Irving Goffman's seminal theory, to discern and select pertinent approaches. Furthermore, the data collected from the aforementioned media outlets are meticulously presented and expounded upon, thus paving the way for the ensuing analyses and discussions that will be advanced in the final rendition of the dissertation
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto