O brincar e o imaginário infantil [recurso eletrônico] : uma análise do filme Ponte para Terabítia
Stéfanie Anastácia de Sousa
TCC
Português
TCC/UNICAMP So85b
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso on-line (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho aborda o papel desempenhado pelo brincar e pelo imaginário infantil em casos em que a sobrevivência na escola é atravessada pelos sentimentos de não pertencimento, não reconhecimento ou acolhimento. Considerados pela psicanálise como capacidades intrínsecas ao...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho aborda o papel desempenhado pelo brincar e pelo imaginário infantil em casos em que a sobrevivência na escola é atravessada pelos sentimentos de não pertencimento, não reconhecimento ou acolhimento. Considerados pela psicanálise como capacidades intrínsecas ao desenvolvimento humano e à vida criativa, o brincar e o imaginário infantil se desdobram em atividades artísticas e culturais na vida adulta. Por essa razão, esse trabalho toma a obra cinematográfica Ponte para Terabítia (Csupó, 2007) como ponto de apoio para descrever e problematizar os fundamentos teóricos sobre o brincar, bem como as experiências socioculturais das personagens à luz de tais fundamentos. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, realizada mediante a uma comparação entre as concepções apresentadas por teóricos dos campos da educação e da psicologia com o fantástico mundo de Terabítia. Estes constituem um repertório conceitual potente para análise da sobrevivência na escola
Ver menos
Abstract: This research approaches the role played by playing and children's imagination in cases where survival at school is crossed by feelings of not belonging, not being recognized, or not being welcomed. Considered by psychoanalysis as capabilities intrinsic to human development and creative...
Ver mais
Abstract: This research approaches the role played by playing and children's imagination in cases where survival at school is crossed by feelings of not belonging, not being recognized, or not being welcomed. Considered by psychoanalysis as capabilities intrinsic to human development and creative life, children's play and imagination unfold into artistic and cultural activities in adult life. For this reason, this work uses the cinematographic production Bridge to Terabithia (Csupó, 2007) as a point of support to describe and problematize the theoretical foundations of playing as well as the sociocultural experiences of the characters in the light of such foundations. The research was bibliographic, carried out through a comparison between the conceptions presented by theorists in the fields of education and psychology with the fantastic world of Terabithia. These constitute a powerful conceptual repertoire for analyzing survival at school
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
O brincar e o imaginário infantil [recurso eletrônico] : uma análise do filme Ponte para Terabítia
Stéfanie Anastácia de Sousa
O brincar e o imaginário infantil [recurso eletrônico] : uma análise do filme Ponte para Terabítia
Stéfanie Anastácia de Sousa