"Melhor reinar no inferno" [recurso eletrônico] : as representações do mal em "Paraíso Perdido", de John Milton
Isabela de Souza Oliveira
TESE
Português
T/UNICAMP OL4m
["Better to reign in hell"]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristina Henrique da Costa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação tem como objeto o poema épico "Paradise Lost" (1667) – "Paraíso Perdido" –, do autor inglês John Milton (1608-1674). Em um período em que as discussões teológicas fervilhavam na Europa, Milton reinterpreta a história do Éden de Gênesis na forma de um poema épico, repleto de...
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Resumo: Esta dissertação tem como objeto o poema épico "Paradise Lost" (1667) – "Paraíso Perdido" –, do autor inglês John Milton (1608-1674). Em um período em que as discussões teológicas fervilhavam na Europa, Milton reinterpreta a história do Éden de Gênesis na forma de um poema épico, repleto de questões procedentes da teologia cristã, as quais indicam um plano hipoteticamente ortodoxo do autor. Todavia, o poema demonstra, ao mesmo tempo, um desvio da ortodoxia, por meio sobretudo da imaginação poética decorrente do desdobramento narrativo de Milton. Esses desvios são hipóteses que serão verificadas neste trabalho como sendo desvios vinculados à questão da representação do mal. No poema, o conflito entre a ortodoxia cristã e os descaminhos desse cristianismo dogmático produzem uma representação do mal que é múltipla, ao passo que o autor imagina poeticamente o mal de uma narrativa mítica, que esteve por dezenas de séculos sujeita a leituras simbólicas e religiosas. A fim de demonstrar a complexidade e o excesso da representação do mal em "Paraíso Perdido", a primeira parte desta dissertação analisa a questão do mal a partir da suposta ortodoxia cristã do autor e seus desvios poético-imaginativos, pelo tema da transgressão, da imaginação poética e da historicidade do poema. A segunda parte deste trabalho busca explorar o caminho simbólico da representação do mal em "Paraíso Perdido", como uma alternativa não racionalizante da questão do mal. Esses símbolos não são frutos da criação poética individual do autor e tampouco são uma opção religiosa, mas sim uma construção coletiva-social que se manifesta em mitos e em narrativas. Nesta análise da construção simbólica do mal em "Paraíso Perdido", buscaremos verificar, à luz da teoria de Paul Ricœur, em A Simbólica do Mal, momentos da consciência da mancha, do pecado e da culpabilidade presentes na obra-prima de John Milton
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Abstract: This dissertation focuses on the epic poem "Paradise Lost", by the English author John Milton (1608-1674). In a period when theological discussions were frequent in Europe, John Milton reinterpreted the story of Eden in Genesis in the form of an epic poem, full of questions arising from...
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Abstract: This dissertation focuses on the epic poem "Paradise Lost", by the English author John Milton (1608-1674). In a period when theological discussions were frequent in Europe, John Milton reinterpreted the story of Eden in Genesis in the form of an epic poem, full of questions arising from Christian theology, which indicate a hypothetically orthodox plan of the author. However, the poem demonstrates, at the same time, a deviation from orthodoxy, mainly through the poetic imagination resulting from the author's narrative development. These deviations are hypotheses that will be verified in this research as deviations linked to the issue of the representation of evil. In the poem, the conflict between Christian orthodoxy and the deviations from this dogmatic Christianity produce a representation of evil that is multiple, insofar as the author poetically imagines the evil of a mythical narrative, which has been subject to symbolic and religious readings for tens of centuries. In order to demonstrate the complexity and excess of the representation of evil in "Paradise Lost", the first part of this dissertation will analyze the issue of evil from the author's supposed Christian orthodox perspective and his poetic-imaginative deviations, through the theme of transgression, poetic imagination and the historicity of the poem. The second part of this research will seek to explore the symbolic path of the representation of evil in "Paradise Lost", as a non-rationalizing alternative to the issue of evil. These symbols are not the result of the author's individual poetic creation, nor are they a religious option, but rather a collective-social construction that manifests itself in myths and narratives. In this analysis of the symbolic construction of evil in "Paradise Lost", we will seek to verify, in the light of Paul Ricœur's theory, in The symbolism of evil, moments of consciousness of defilement, sin and guilt present in John Milton's magnum opus
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"Melhor reinar no inferno" [recurso eletrônico] : as representações do mal em "Paraíso Perdido", de John Milton
Isabela de Souza Oliveira
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