Ensaiar outros mundos [recurso eletrônico] : peça didática e Teatro-Fórum como práticas de transgressão enquanto ação teatral e ato de intervenção
Isabel Doris Thaler
TESE
Português
T/UNICAMP T327e
[Andere Welten erproben]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (320 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cassiano Sydow Quilici
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir as peças didáticas e o Teatro-Fórum como práticas de transgressão, principalmente nos âmbitos teatrais do Brasil e da Alemanha, ligados a campos artísticos, políticos, culturais e pedagógicos. Repousamos um olhar sobre os contextos históricos em quais...
Ver mais
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir as peças didáticas e o Teatro-Fórum como práticas de transgressão, principalmente nos âmbitos teatrais do Brasil e da Alemanha, ligados a campos artísticos, políticos, culturais e pedagógicos. Repousamos um olhar sobre os contextos históricos em quais as duas formas teatrais foram desenvolvidas e traçamos as transformações em relação às práticas conectadas a elas. Para melhor compreender esses processos e seu impacto às práticas atuais, apresentamos trabalhos de peças didáticas no Brasil e de Teatro-Fórum na Alemanha. A pesquisa parte da hipótese que peça didática e Teatro-Fórum não devem ser entendidos como modelos rígidos, mas como espaços experimentais híbridos, que estimulam um diálogo aberto sobre questões políticas e visões sociais e que permitem ensaiar alternativas da realidade. Para tanto, analisamos as duas formas em relação a princípios e aspectos inerentes à prática, bem como teoria teatral no contexto político e da intervenção social. Ademais, voltamos nossa visão ao outro vertente significante desta pesquisa sobre as peças didáticas e o Teatro-Fórum, demostrando-se no conjunto de assuntos, abrangendo as perspectivas de transgressão, hibridação, liminaridade e transculturalidade no contexto político, cultural, bem com teatral
Ver menos
Abstract: This study aims to discuss the Learning Palys and Forum Theater as practices of transgression, mainly in the theatrical spheres in Brazil and Germany, linked to artistic, political, cultural and pedagogical fields. We take a closer look at the historical contexts in which the two...
Ver mais
Abstract: This study aims to discuss the Learning Palys and Forum Theater as practices of transgression, mainly in the theatrical spheres in Brazil and Germany, linked to artistic, political, cultural and pedagogical fields. We take a closer look at the historical contexts in which the two theatrical methods were developed and trace the transformations in relation to the practices connected to them. For better understanding of these processes and their impact on current practices, we present works of Learning Palys in Brazil and Forum Theater in Germany. The research starts from the hypothesis that Learning Palys in Brazil and Forum Theater should not be understood as rigid models, but as hybrid experimental spaces, which stimulate an open dialogue on political issues as well as social visions and which allow rehearsing alternatives of reality. Therefore, we analyse both methods in relation to principles and aspects inherent to practices, as well as theatrical theory in the context of politics and social intervention. Furthermore, we turn our vew to the other significant aspect of this research about Learning Play and Forum Theatre, indicated by the set of subjects, covering the perspectives of transgression, hybridization, liminality and transculturality in political, cultural, as well as theatrical contexts
Ver menos
Quilici, Cassiano Sydow, 1959-
Orientador
Kopelman, Isa, 1946-
Avaliador
Concilio, Vicente
Avaliador
Nosé, Zeca, 1982-
Avaliador
Ensaiar outros mundos [recurso eletrônico] : peça didática e Teatro-Fórum como práticas de transgressão enquanto ação teatral e ato de intervenção
Isabel Doris Thaler
Ensaiar outros mundos [recurso eletrônico] : peça didática e Teatro-Fórum como práticas de transgressão enquanto ação teatral e ato de intervenção
Isabel Doris Thaler