Crise ambiental, literatura-mundial e o paradigma do Índico em João Paulo Borges Coelho [recurso eletrônico]
Gabriela Beduschi Zanfelice
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Z163c
[Environmental crisis, world-literature and the Indian Ocean paradigm in João Paulo Borges Coelho]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (182 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Elena Brugioni
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação analisa as obras Índicos Indícios (2005a; 2005b) e Ponta Gea (2017) de autoria do escritor e historiador moçambicano João Paulo Borges Coelho, em perspectiva comparada e à luz do debate teórico desenvolvido no âmbito da Literatura-Mundial e da Ecocrítica. Encarando o oceano...
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Resumo: Esta dissertação analisa as obras Índicos Indícios (2005a; 2005b) e Ponta Gea (2017) de autoria do escritor e historiador moçambicano João Paulo Borges Coelho, em perspectiva comparada e à luz do debate teórico desenvolvido no âmbito da Literatura-Mundial e da Ecocrítica. Encarando o oceano Índico como um paradigma comparativo transnacional, o texto investiga, por um lado, os modos pelos quais as obras literárias registram a crise ambiental causada pelo capitalismo global e, por outro, de que modo o oceano Índico pode ser considerado um paradigma crítico comparativo para o estudo do projeto literário de Borges Coelho. A hipótese da dissertação é a de que há um amplo diálogo por parte da literatura de Borges Coelho com problemáticas engendradas pela crise ambiental global, problemáticas essas que se encontram especialmente refletidas nas representações literárias do oceano Índico, buscando demonstrar como as narrativas registram as condições sociais e materiais da sociedade moçambicana sem perder de vista suas conexões com o sistema-mundial e com a ecologia mundial de modo mais amplo. Argumenta-se que analisar a obra do autor como literatura-mundial e entender suas relações com a crise ambiental fornece a possibilidade de um engajamento crítico inovador com as representações do oceano Índico e com a própria Literatura Moçambicana a partir de uma perspectiva global. Por fim, busca-se demonstrar os modos pelos quais as obras, que figuram o oceano Índico como um elemento central em suas narrativas, podem fornecer ferramentas teóricas e metodológicas para repensar alguns dos paradigmas críticos e dos modelos de análise consolidados nos estudos literários, proporcionando um olhar renovado para a obra de Borges Coelho e sua inserção no cenário teórico e crítico da literatura-mundial e das humanidades ambientais
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Abstract: This dissertation analyzes the works Índicos Indícios (2005a; 2005b) and Ponta Gea (2017) by Mozambican writer and historian João Paulo Borges Coelho, from a comparative perspective and in light of the theoretical debates developed within the scope of World-Literature and Ecocriticism....
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Abstract: This dissertation analyzes the works Índicos Indícios (2005a; 2005b) and Ponta Gea (2017) by Mozambican writer and historian João Paulo Borges Coelho, from a comparative perspective and in light of the theoretical debates developed within the scope of World-Literature and Ecocriticism. Considering the Indian Ocean as a transnational comparative paradigm, the text investigates, on the one hand, the ways in which these literary works register the environmental crisis caused by global capitalism, and on the other hand, how the Indian Ocean can be regarded as a comparative critical paradigm for the study of Borges Coelho's literary project. The hypothesis of the dissertation is that Borges Coelho's literature engages in a broad dialogue with issues stemming from the global environmental crisis, issues that are particularly reflected in its literary representations of the Indian Ocean, seeking to demonstrate how the narratives register the social and material conditions of Mozambican society without losing sight of their connections with the world-system and the global ecology at large. It is argued that analyzing the author's work as World-Literature and understanding its relations with the environmental crisis provides the possibility of an innovative critical engagement with the representations of the Indian Ocean and Mozambican Literature from a global perspective. Finally, the dissertation seeks to demonstrate the ways in which the works, which depict the Indian Ocean as a central element in their narratives, can provide theoretical and methodological tools to reconsider some of the critical paradigms and established analytical models in literary studies, offering a renewed perspective on Borges Coelho's work and its insertion into the theoretical and critical landscape of world-literature and environmental humanities
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Crise ambiental, literatura-mundial e o paradigma do Índico em João Paulo Borges Coelho [recurso eletrônico]
Gabriela Beduschi Zanfelice
Crise ambiental, literatura-mundial e o paradigma do Índico em João Paulo Borges Coelho [recurso eletrônico]
Gabriela Beduschi Zanfelice