Do direito de ser (múltiplos) : em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez
Gilmara dos Reis Ribeiro
ARTIGO
Português
[About the right to be (multiple)]
[Sobre el derecho a ser (múltiplos)]
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a importância de revisitarmos a educação linguística de surdos com um olhar
ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões
mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de... Ver mais
ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões
mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de... Ver mais
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a importância de revisitarmos a educação linguística de surdos com um olhar
ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões
mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de questões que justificam a
defesa de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez e apontar as contribuições de alguns
fundamentos epistemológicos para essa educação. Acreditamos que uma educação linguística concebida a
partir de perspectivas plurais e móveis pode melhor contribuir com o pleno desenvolvimento humano e a
formação linguística de pessoas surdas e assegurar seus direitos linguísticos Ver menos
ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões
mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de questões que justificam a
defesa de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez e apontar as contribuições de alguns
fundamentos epistemológicos para essa educação. Acreditamos que uma educação linguística concebida a
partir de perspectivas plurais e móveis pode melhor contribuir com o pleno desenvolvimento humano e a
formação linguística de pessoas surdas e assegurar seus direitos linguísticos Ver menos
Abstract: This work aims to discuss the importance of revisiting the linguistic education of deaf with a broader
perspective and the urgency of seeking ways to recontextualize proposals based on more renewed, open, and
multiple visions. For this, we seek to reflect on issues that justify the... Ver mais
perspective and the urgency of seeking ways to recontextualize proposals based on more renewed, open, and
multiple visions. For this, we seek to reflect on issues that justify the... Ver mais
Abstract: This work aims to discuss the importance of revisiting the linguistic education of deaf with a broader
perspective and the urgency of seeking ways to recontextualize proposals based on more renewed, open, and
multiple visions. For this, we seek to reflect on issues that justify the defense of an extended linguistic
education in the context of deafness and show the contributions of some epistemological foundations for this
education. We believe that linguistic education conceived from plural and mobile perspectives can better
contribute to the full human development and linguistic formation of deaf people and ensure their linguistic
rights Ver menos
perspective and the urgency of seeking ways to recontextualize proposals based on more renewed, open, and
multiple visions. For this, we seek to reflect on issues that justify the defense of an extended linguistic
education in the context of deafness and show the contributions of some epistemological foundations for this
education. We believe that linguistic education conceived from plural and mobile perspectives can better
contribute to the full human development and linguistic formation of deaf people and ensure their linguistic
rights Ver menos
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo discutir la importancia de revisar la educación lingüística de los sordos
con una perspectiva más amplia y la urgencia de buscar formas de recontextualizar propuestas educativas
basadas en visiones más renovadas, abiertas y múltiples. Entonces, buscamos... Ver mais
con una perspectiva más amplia y la urgencia de buscar formas de recontextualizar propuestas educativas
basadas en visiones más renovadas, abiertas y múltiples. Entonces, buscamos... Ver mais
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo discutir la importancia de revisar la educación lingüística de los sordos
con una perspectiva más amplia y la urgencia de buscar formas de recontextualizar propuestas educativas
basadas en visiones más renovadas, abiertas y múltiples. Entonces, buscamos reflexionar sobre cuestiones
que justifiquen la defensa de una educación lingüística ampliada en el contexto de la sordera y señalar los
aportes de algunos fundamentos epistemológicos para ella. Creemos que la educación lingüística concebida
desde perspectivas plurales y móviles puede contribuir mejor al pleno desarrollo humano y la formación
lingüística de las personas sordas y garantizar sus derechos lingüísticos Ver menos
con una perspectiva más amplia y la urgencia de buscar formas de recontextualizar propuestas educativas
basadas en visiones más renovadas, abiertas y múltiples. Entonces, buscamos reflexionar sobre cuestiones
que justifiquen la defensa de una educación lingüística ampliada en el contexto de la sordera y señalar los
aportes de algunos fundamentos epistemológicos para ella. Creemos que la educación lingüística concebida
desde perspectivas plurales y móviles puede contribuir mejor al pleno desarrollo humano y la formación
lingüística de las personas sordas y garantizar sus derechos lingüísticos Ver menos
Aberto
Do direito de ser (múltiplos) : em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez
Gilmara dos Reis Ribeiro
Do direito de ser (múltiplos) : em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez
Gilmara dos Reis Ribeiro
Fontes
Cadernos de linguagem e sociedade (Fonte avulsa) p. 353-373 |