Linguistica e antropologia : a linguagem como condição de cultura?
Jarbas Couto e Lima
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP L628L
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
94f.
Orientador: Claudia Thereza Guimarães de Lemos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a hipótese de Claude Lévi-Strauss no sentido de tomar-se a linguagem como condição de cultura. Parte-se do pressuposto de que a obra de Lévi-Strauss permite uma dupla interpretação relativamente a essa hipótese. A primeira delas é construída a partir do...
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Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a hipótese de Claude Lévi-Strauss no sentido de tomar-se a linguagem como condição de cultura. Parte-se do pressuposto de que a obra de Lévi-Strauss permite uma dupla interpretação relativamente a essa hipótese. A primeira delas é construída a partir do exame da referida hipótese à luz dos fundamentos teóricos que o autor importa da Lingüística Estrutural, relacionando-os à sua intenção de dar um estatuto teórico rigoroso para a Antropologia. A segunda interpretação é construída a partir do exame das noções de linguagem e cultura apresentadas em alguns trabalhos posteriores a Antropologia Estrutural, como A Oleira Ciumenta e O Pensamento Selvagem. Tais noções são relidas a partir de alguns pontos da elaboração de Jacques Lacan sobre a linguagem e da noção de estrutura em Edmund Leach
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Abstract: The aim of this work is to discuss the hypothesis put forward by Claude Lévi-Strauss that language could be taken as a condition for culture. Our initial assumption is that Lévi-Strauss works allow a double interpretation relatively to such hypothesis. A first interpretation is built upon...
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Abstract: The aim of this work is to discuss the hypothesis put forward by Claude Lévi-Strauss that language could be taken as a condition for culture. Our initial assumption is that Lévi-Strauss works allow a double interpretation relatively to such hypothesis. A first interpretation is built upon the examination of that hypothesis under the light of the theoretical principIes set up by Structural Linguistics, as well as by relating them to Lévi-Strauss's intention of giving a strict scientific status to Anthropology. The second interpretation is built upon the examination of the notions of language and culture presented by Lévi-Strauss in some of the works published after L' Anthropologie Structurale, such as La Potiere Jalouse and La Pensée Sauvage. Such notions are revised on the basis of some of the points concerning language as developed by Jacques Lacan as well as of the notion of structure present in Edmund Leach's work
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