As necessidades educacionais evidenciadas pela pandemia de COVID-19
Viviane Cristina Marques, Sérgio Ferreira do Amaral
ARTIGO
Português
Resumo: : Este artigo analisa a implantação da Educação Remota Emergencial, a qual todas etapas da Educação Brasileira foram aplicadas em ambientes virtuais durante o isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, dentro deste contexto apresenta e discute as necessidades educacionais, acesso...
Ver mais
Resumo: : Este artigo analisa a implantação da Educação Remota Emergencial, a qual todas etapas da Educação Brasileira foram aplicadas em ambientes virtuais durante o isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, dentro deste contexto apresenta e discute as necessidades educacionais, acesso a internet e a recursos tecnológicos acerca de ações pedagógicas em relação à educação online. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, de caráter qualitativo, com professores de todas as etapas educacionais, da educação básica ao ensino superior de escolas públicas e privadas brasileiras, além de uma pesquisa com perguntas semiestruturadas. Ao analisar como estava ocorrendo a implantação da educação online, tanto para a Educação Básica quanto para a Superior, verificaram-se caminhos de aprendizados e territórios desconhecidos pelos professores no universo virtual que necessitam de formação em Alfabetização Midiática e Informacional, investimentos em recursos tecnológicos para um ensino e aprendizado de forma efetiva e integral com qualidade para todos
Ver menos
Abstract: This article analyzes the implementation of Emergency Remote Education, which all stages of Brazilian Education were applied in virtual environments during the social isolation caused by the pandemic of COVID-19, within this context it presents and discusses educational needs, internet...
Ver mais
Abstract: This article analyzes the implementation of Emergency Remote Education, which all stages of Brazilian Education were applied in virtual environments during the social isolation caused by the pandemic of COVID-19, within this context it presents and discusses educational needs, internet access and resources information about pedagogical actions in relation to online education. To this end, a qualitative case study was carried out with teachers from all educational stages, from basic education to higher education in Brazilian public and private schools, in addition to a survey with semi-structured questions. When analyzing how the implementation of online education was taking place, both for Basic Education and for Higher Education, there were learning paths and territories unknown by teachers in the virtual universe that need training in Media and Information Literacy, investments in technological resources for effective and comprehensive teaching and learning with quality for all
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/21044
As necessidades educacionais evidenciadas pela pandemia de COVID-19
Viviane Cristina Marques, Sérgio Ferreira do Amaral
As necessidades educacionais evidenciadas pela pandemia de COVID-19
Viviane Cristina Marques, Sérgio Ferreira do Amaral
Fontes
Internet Latent Corpus Journal (Fonte avulsa) |