Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
Eric Satoshi Suzuki Kishimoto, Vitor Rafael Coluci
ARTIGO
Português
Agradecimentos: Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio da bolsa de iniciação tecnológica concedida a Eric S. S. Kishimoto (0220036212472856) para o desenvolvimento do manual e das animações. Agradecemos também ao Prof. José Carlos...
Ver mais
Agradecimentos: Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio da bolsa de iniciação tecnológica concedida a Eric S. S. Kishimoto (0220036212472856) para o desenvolvimento do manual e das animações. Agradecemos também ao Prof. José Carlos Magossi (FT/UNICAMP) pela leitura crítica do manuscrito e pelas sugestões de melhoria do trabalho
Ver menos
Resumo: Animação refere-se ao processo de dar movimento a objetos inanimados. Animações têm sido usadas como facilitadoras de aprendizagem de Matemática tanto em sala de aula como no estudo individual. Diversos softwares têm permitido a criação de animações cada vez mais sofisticadas. Dentre eles...
Ver mais
Resumo: Animação refere-se ao processo de dar movimento a objetos inanimados. Animações têm sido usadas como facilitadoras de aprendizagem de Matemática tanto em sala de aula como no estudo individual. Diversos softwares têm permitido a criação de animações cada vez mais sofisticadas. Dentre eles está o Manim, uma biblioteca do Python que dá movimento a fórmulas matemáticas, figuras geométricas, textos e gráficos e possibilita apresentar visualmente conteúdos matemáticos de forma mais atrativa. Neste trabalho, usamos o Manim para criar animações de temas de Matemática abordados no Ensino Médio e Superior. As animações produzidas envolveram os temas de números irracionais, geometria, retas, cônicas, sistemas lineares, interpolação polinomial, conjuntos, funções, progressões, combinatória e probabilidade. Além das animações, elaboramos um manual em português do Python/Manim que fornece os principais conceitos de programação para que interessados iniciantes possam desenvolver suas próprias animações. Tanto as animações produzidas como o processo de criá-las podem servir para atividades complementares para o ensino de Matem'atica e facilitadoras de seu aprendizado
Ver menos
Abstract: Animation is the process of giving motion to lifeless objects. Animations have been employed as learning aids for Mathematics both in the classroom and in individual study. A variety of programs has made possible to create animations that are getting more and more complex. One of them is...
Ver mais
Abstract: Animation is the process of giving motion to lifeless objects. Animations have been employed as learning aids for Mathematics both in the classroom and in individual study. A variety of programs has made possible to create animations that are getting more and more complex. One of them is Manim, a library of Python, which brings motion to mathematical formulas, geometric figures, texts, and plots and allows for the more appealing visual presentation of mathematical knowledge. In this work, we use the Manim to make animations of Mathematics topics covered in High School and Higher Education. Irrational numbers, geometry, lines, conics, linear systems, polynomial interpolation, sets, functions, progressions, combinatorics, and probability were among the topics covered in our animations. Along with the animations, we also produced a guidebook of Python/Manim in Portuguese that explains the fundamental programming concepts so that interested novices can make their own animations. The animations themselves as well as the process of making them can both be used in supplemental activities and as learning aids for Mathematics
Ver menos
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
0220036212472856
Aberto
DOI: https://doi.org/10.21711/2319023x2023/pmo1104
Texto completo: https://pmo.sbm.org.br/volumes-anteriores/
Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
Eric Satoshi Suzuki Kishimoto, Vitor Rafael Coluci
Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
Eric Satoshi Suzuki Kishimoto, Vitor Rafael Coluci
Fontes
Professor de matemática online v. 11, n. 1, p. 50-64, 2023 |