Redes de cooperação no ensino superior privado no Brasil [recurso eletrônico]
Rafael Locci
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L787r
[Cooperation networks in privite higher education in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (128 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa investiga os movimentos de cooperação entre as instituições de ensino superior privadas no Brasil, que tem como objeto analisar um programa institucional que surgiu no ano de 2016, promovido por um sindicato patronal localizado no estado de São Paulo, denominado como "Redes de...
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Resumo: Esta pesquisa investiga os movimentos de cooperação entre as instituições de ensino superior privadas no Brasil, que tem como objeto analisar um programa institucional que surgiu no ano de 2016, promovido por um sindicato patronal localizado no estado de São Paulo, denominado como "Redes de Cooperação". Essa pesquisa busca demonstrar como ocorre a cooperação entre as instituições de ensino superior em uma dessas redes. As redes de cooperação são aglomeradas de instituições de ensino superior privadas, inicialmente formados por instituições de pequeno e médio porte, com o intuito de resguardar suas matrículas dos grandes grupos educacionais A concentração de matrículas em grandes grupos educacionais se intensificou neste século, sendo que ano de 2018 existiam 19 instituições de ensino superior dos grupos educacionais que acumulam 26,4% das matrículas de todo o sistema de ensino superior brasileiro. É um estudo de caso que fez o recorde para análise qualitativa da primeira rede que foi constituída nesse programa institucional. Para isso, a metodologia da pesquisa envolveu três conjuntos de atividades. Na revisão bibliográfica foi realizada a revisão de trabalhos acadêmicos para entender os significados dos termos "cooperação", "competição" e "coopetição". Os levantamentos de dados secundários coletaram a dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC) para analisar as características institucionais das instituições participantes dessas redes. Também foi realizada pesquisa de campo nas instituições do recorte dessa pesquisa, que consistiu em entrevistas semiestruturadas com seus dirigentes e técnicos administrativos. Os resultados encontrados nesta pesquisa indicam que a rede analisada tem como principal motivação em realizar ações de cooperação com outras instituições adquirir vantagens competitivas. Essas vantagens ocorrem de diversas maneiras, como compartilhar informações, realizar compras coletivas, partilhar serviços, proteger seus territórios dos grandes grupos educacionais e aperfeiçoar sua gestão
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Abstract: This research investigates the cooperation movements between private higher education institutions in Brazil, which aims to analyze an institutional program that emerged in 2016, promoted by an employers' union located in the state of São Paulo, called "Redes de Cooperação" (in english:...
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Abstract: This research investigates the cooperation movements between private higher education institutions in Brazil, which aims to analyze an institutional program that emerged in 2016, promoted by an employers' union located in the state of São Paulo, called "Redes de Cooperação" (in english: Cooperation Networks). This research seeks to demonstrate how cooperation between higher education institutions occurs in one of these networks. Cooperation networks are clusters of private higher education institutions, initially formed by small and medium-sized institutions, with the aim of protecting their enrollments from large educational groups. As of 2018, there were 19 higher education institutions in the educational groups that account for 26.4% of enrollments in the entire Brazilian higher education system. It is a case study that set the record for qualitative analysis of the first network that was constituted in this institutional program. For this, the research methodology involved three sets of activities. In the bibliographic review, a review of academic works was carried out to understand the meanings of the terms "cooperation", "competition" and "coopetition". Secondary data surveys collected data provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira of the Ministry of Education (INEP/MEC) to analyze the institutional characteristics of the institutions participating in these networks. Field research was also carried out in the institutions covered by this research, which consisted of semi-structured interviews with their directors and administrative technicians. The results found in this research indicate that the analyzed network's main motivation is to carry out cooperative actions with other institutions to acquire competitive advantages. These advantages occur in different ways, such as sharing information, making collective purchases, sharing services, protecting their territories from large educational groups and improving their management
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Rafael Locci
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