A experiência com a arte no ensino de música na escola [recurso eletrônico] : os desafios da educação estética com a mediação no mundo digital vistos pela teoria Histórico-Cultural
Rodrigo Garcia Lopez Ria
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R35e
[The experience with art in teaching music in school]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Lavinia Lopes Salomão Magiolino
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a experiência com a arte no ensino de música na escola em meio ao avanço do mundo digital e das mídias sociais contemporâneas, tendo em vista os desafios à educação estética, desde a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Para tanto,...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a experiência com a arte no ensino de música na escola em meio ao avanço do mundo digital e das mídias sociais contemporâneas, tendo em vista os desafios à educação estética, desde a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Para tanto, foi discutida a maneira como a mediação das mídias digitais afetam a arte e a cultura em geral trazendo implicações à educação e, mais especificamente, ao ensino da música e formação estético-musical dos estudantes. Nesse contexto, foram trazidas à discussão as ideias de Vigotski sobre arte e educação estética, presentes em seus textos sobre arte e em trabalhos contemporâneos que adotam a sua perspectiva, a partir da análise de 10 textos selecionados das plataformas Scielo e Capes. Nos textos analisados as proposições sobre a atividade criadora, a educação das sensibilidades e a experiência ganham relevância no ensino da música e formação estético-musical dos estudantes tendo em vista a educação estética. Tal análise, por sua vez, remeteu às ideias de Edmond Couchot (1932-2020) – autor contemporâneo que também aborda a questão argumentando que a experiência com a arte envolve uma interação entre o espectador e a obra de arte, e que essa interação não é passiva, mas sim ativa e participativa na construção do significado da obra de arte. O texto finaliza destacando a importância do professor na educação musical infantil com o intuito de promover as experiências e criações musicais de seus alunos imersos no mundo digital
Ver menos
Abstract: This research aimed to understand the experience with art in music teaching at school amid the advancement of the digital world and contemporary social media, in view of the challenges to aesthetic education, since the cultural-historical theory of human development. For this, it was...
Ver mais
Abstract: This research aimed to understand the experience with art in music teaching at school amid the advancement of the digital world and contemporary social media, in view of the challenges to aesthetic education, since the cultural-historical theory of human development. For this, it was discussed how the mediation of digital media affect art and culture in general bringing implications to education and, more specifically, to the teaching of music and aesthetic-musical training of students. In this context, Vygotsky's ideas about art and aesthetic education were brought to discussion, present in his texts about art and in contemporary works that adopt his perspective, from the analysis of 10 texts selected from Scielo and Capes platforms. In the analyzed texts the propositions about the creative activity, the sensibilities education and the experience gain relevance in music teaching and aesthetic-musical training of students in view of aesthetic education. Such analysis, in turn, referred to the ideas of Edmond Couchot (1932-2020) – contemporary author who also addresses the issue by arguing that the experience with art involves an interaction between the spectator and the work of art, and that this interaction is not passive, but active and participatory in the construction of the meaning of the work of art. The text ends by highlighting the importance of the teacher in early childhood music education in order to promote the musical experiences and creations of their students immersed in the digital world
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A experiência com a arte no ensino de música na escola [recurso eletrônico] : os desafios da educação estética com a mediação no mundo digital vistos pela teoria Histórico-Cultural
Rodrigo Garcia Lopez Ria
A experiência com a arte no ensino de música na escola [recurso eletrônico] : os desafios da educação estética com a mediação no mundo digital vistos pela teoria Histórico-Cultural
Rodrigo Garcia Lopez Ria