As vozes do samba paulista [recurso eletrônico] : análise musicológica das canções de Geraldo Filme (1980)
Luca D'Alessandro Ribeiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R354v
[The voices of samba paulista]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos da Cunha Lopes Virmond
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Geraldo Filme foi um artista e cantor paulistano que soube se reinventar. Sua história foi traçada pelas andanças em ruas e bairros de São Paulo, seja na sua infância por trabalhar como entregador de marmitas para a pensão de sua mãe nas proximidades da Liberdade, seja em sua adolescência...
Ver mais
Resumo: Geraldo Filme foi um artista e cantor paulistano que soube se reinventar. Sua história foi traçada pelas andanças em ruas e bairros de São Paulo, seja na sua infância por trabalhar como entregador de marmitas para a pensão de sua mãe nas proximidades da Liberdade, seja em sua adolescência por transitar pelos cordões e escolas de samba como compositor nas periferias da cidade, a exemplo do parque do Peruche. Seja também, na fase adulta onde Geraldo adentrou no Teatro Popular Brasileiro e se conectou com Solano Trindade e Plínio Marcos. Esses encontros favoreceram a elaboração da personagem que se tornaria uma das peças fundamentais para propagação do samba, da forma particular de acontecer o carnaval em São Paulo durante a década de 1980.Suas canções possuem uma vasta gama de temáticas que envolvem a sociedade, a cultura e política, sendo assim, canções complexas e ricas de informações musicológicas. Elas fazem parte da narrativa tecida pelas memórias do samba de São Paulo através de letras de samba, depoimentos e escolhas musicais para a gravação de seu LP, numa trama que contempla tanto os recursos do discurso narrativo quanto o discurso musical Portanto, este estudo é uma tentativa de olhar o meio sociocultural paulistano sob a lente presente nas canções de Geraldo Filme, para expor os fios conectivos dessa. Com isso, a partir da análise musicológica com apoio da semiótica da canção de Tatit (1996) e com auxílio de outras lentes Amailton Azevedo (2006), Bruna Prado (2013), Grada Kilomba (2019) para destacar o cenário sociocultural apresentado nas composições de Geraldo Filme e refletir na sua forma de compor canções. Usamos como referência auditiva seu único álbum solo Geraldo Filme (1980) pela gravadora Eldorado para evidenciar os cenários urbanos e agentes históricos
Ver menos
Abstract: Geraldo Filme was an artist and singer from São Paulo who knew how to reinvent himself. His story was traced by his wanderings in the streets and neighborhoods of São Paulo, whether in his childhood by working as a lunch box delivery man for his mother's boarding house near Liberdade, or...
Ver mais
Abstract: Geraldo Filme was an artist and singer from São Paulo who knew how to reinvent himself. His story was traced by his wanderings in the streets and neighborhoods of São Paulo, whether in his childhood by working as a lunch box delivery man for his mother's boarding house near Liberdade, or in his adolescence by traveling through the cordões and samba schools as a composer in the outskirts of the city, like the Peruche park. Be it also, in the adult phase where Geraldo entered the Teatro Popular Brasileiro and connected with Solano Trindade and Plínio Marcos. These meetings favored the elaboration of the character that would become one of the fundamental pieces for the psychology of samba, the particular way that carnival took place in São Paulo during the 1980s. His songs have a wide range of themes that involve society, culture, and politics, therefore, songs that are complex and rich in musicological information. They are part of the narrative woven by the memories of samba from São Paulo through samba lyrics, testimonials, and musical choices for the recording of his LP, in a plot that contemplates both the resources of the narrative discourse and the musical discourse. Therefore, this study is an attempt to look at the São Paulo sociocultural milieu through the lens present in Geraldo Filme's songs, to expose the connecting threads of this. With that, from the musicological analysis supported by the semiotics of the song by Tatit (1996) and with the help of other lenses Amailton Azevedo (2006), Bruna Prado (2013), Grada Kilomba (2019) to highlight the sociocultural scenario presented in the presentations by Geraldo Filme and reflects in his compositions. We use as an auditory reference his only solo album Geraldo Filme (1980) by the Eldorado label to highlight the urban scenarios and historical agents
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
As vozes do samba paulista [recurso eletrônico] : análise musicológica das canções de Geraldo Filme (1980)
Luca D'Alessandro Ribeiro
As vozes do samba paulista [recurso eletrônico] : análise musicológica das canções de Geraldo Filme (1980)
Luca D'Alessandro Ribeiro