Educação na pandemia : a falácia do "ensino" remoto
Dermeval Saviani, Ana Carolina Galvão
ARTIGO
Português
Resumo: Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as escolas aderiram ao chamado "ensino" remoto, com consequências diversas, como a exclusão de milhares de estudantes, a precarização e a intensificação do trabalho de docentes e demais servidores das instituições escolares. Apesar da relevância...
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Resumo: Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as escolas aderiram ao chamado "ensino" remoto, com consequências diversas, como a exclusão de milhares de estudantes, a precarização e a intensificação do trabalho de docentes e demais servidores das instituições escolares. Apesar da relevância desses aspectos, nosso objetivo é discutir as implicações pedagógicas do "ensino" remoto e sinalizar que o discurso de adesão por falta de alternativa é falacioso. Por meio da explicitação dos elementos constitutivos da tríade conteúdo-forma-destinatário, buscamos demonstrar a inviabilidade de uma educação de qualidade remota e finalizamos elencando algumas proposições que poderiam ter sido adotadas, além de outras que poderiam surgir se fosse garantida uma construção democrática sobre o funcionamento das escolas. Concluímos afirmando que, diante da situação grave em que nos encontramos, precisamos nos comprometer com a luta pela qualidade da educação e resistir coletivamente aos ataques que sofremos
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Aberto
Saviani, Dermeval, 1944-
Autor
Texto completo: https://www.andes.org.br/sites/universidade_e_sociedade
Educação na pandemia : a falácia do "ensino" remoto
Dermeval Saviani, Ana Carolina Galvão
Educação na pandemia : a falácia do "ensino" remoto
Dermeval Saviani, Ana Carolina Galvão
Fontes
Universidade e sociedade: projeto da Andes-Sindicato Nacional Vol. 31, n. 67 (jan., 2021), p. 36-49 |