Colagens e silêncio [recurso eletrônico] : discursividades de uma pandemia no perfil de Instagram @reliquia.rum
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P441c
[Collages and silence]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Greciely Cristina da Costa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa se propõe a compreender a produção de discursos em um perfil da rede social Instagram feito para rememorar vítimas mulheres de covid-19 no Brasil: a página @reliquia.rum, idealizada pela antropóloga Debora Diniz e pelo artista plástico Ramon Navarro. Em cada publicação, o...
Resumo: Esta pesquisa se propõe a compreender a produção de discursos em um perfil da rede social Instagram feito para rememorar vítimas mulheres de covid-19 no Brasil: a página @reliquia.rum, idealizada pela antropóloga Debora Diniz e pelo artista plástico Ramon Navarro. Em cada publicação, o perfil em questão evocou o acontecimento da morte de uma mulher pelo SARS-CoV-2 nos primeiros meses da doença no Brasil, e o fez por meio de uma colagem composta por fotografias antigas e colorizadas de mulheres, com outras imagens justapostas (animais, lugares, texturas etc.). O projeto consistiu na publicação diária de uma colagem entre os dias 23 de março de 2020 (morte da primeira mulher vítima no Rio de Janeiro) e 2 de novembro (Dia de Finados) do mesmo ano. Por se tratar de um perfil no Instagram, as publicações em @reliquia.rum reúnem objetos simbólicos compostos por diferentes camadas: imagem, texto-legenda e comentários. As colagens, de autoria de Navarro, são acompanhadas por um texto-legenda de Debora Diniz, em que é contada a história de uma vítima da covid-19. Alguns detalhes de sua história, sua idade e sua profissão são mencionadas. Nos textos-legendas também se regulariza um gesto de complexificar a divulgação dessas mortes: por que notícias e obituários dizem da morte por covid-19 com determinadas palavras e não outras? Cada publicação de @reliquia.rum mobiliza sentidos vários, principalmente pelos gestos de não veicular as imagens "reais" dessas mulheres que morreram e de não mencionar seus nomes, o que por vezes é indagado nos comentários das postagens. Dessa forma, o corpus deste trabalho é o perfil @reliquia.rum e suas publicações. Os recortes foram empreendidos com base na regularidade de gestos de linguagem que tomam corpo nesse arquivo, no qual observamos centralmente o funcionamento de diferentes textualidades: imagens, texto-legenda e comentários. Colocamos questões a esse corpus por meio dispositivo teórico-metodológico da análise de discurso pechêutiana. Filiamo-nos aos pressupostos teóricos da AD, e tecemos o percurso de análise a partir das reflexões de Pêcheux (2020 [1983]) sobre acontecimento discursivo e memória; de Orlandi (2007 [1992]); 2020b [2004]) sobre silêncio e gesto de interpretação; de Costa (2014; 2018) sobre discursividades da imagem, de Dias (2016; 2018) sobre materialidade e memória digital, bem como de Mariani (2021) e Robin (2016) sobre a espessura simbólica dos testemunhos e de gestos memoriais. Ao colocarmos as peças de linguagem do perfil @reliquia.rum em relação às suas condições de produção – sua conjuntura histórica ampla (a pandemia), suas consistências significativas e sua materialidade digital –, depreendemos um processo discursivo em que fizeram presentes sentidos do silenciamento feminino. As textualidades em @reliquia.rum, sustentadas pela polifonia do digital e do trabalho simbólico das colagens, criaram uma rede de sentidos que dá a ver a densidade do silêncio e as disputas de uma memória "sob o choque do acontecimento" (PÊCHEUX, 2020 [1983])
Abstract: This research aims to understand the production of discourses in an Instagram profile made to remember female victims of covid-19 in Brazil: the page @reliquia.rum, created by anthropologist Debora Diniz and artist Ramon Navarro. In each publication, the profile in question evoked the...
Abstract: This research aims to understand the production of discourses in an Instagram profile made to remember female victims of covid-19 in Brazil: the page @reliquia.rum, created by anthropologist Debora Diniz and artist Ramon Navarro. In each publication, the profile in question evoked the event of a woman's death from SARS-CoV-2 in the first months of the disease in Brazil and did so employing a collage composed of old, color photographs of women, with other juxtaposed images (animals, places, textures, etc.). The project consisted of the daily publication of a collage between March 23, 2020 (death of the first woman victim in Rio de Janeiro) and November 2 (Day of the Dead) of the same year. Because it is an Instagram profile, the publications on @reliquia.rum bring together symbolic objects composed of different layers: image, text-legend, and comments. The collages, authored by Navarro, are accompanied by a text-caption by Debora Diniz, in which the story of a victim of covid-19 is told. Some details of her history, her age, and her profession are mentioned. In the text-captions also regularise a gesture of complexifying the disclosure of these deaths: why do news and obituaries say certain words about people dying from covid-19? Each publication of @reliquia.rum mobilizes various meanings, mainly by the gestures of not conveying the "real" images of these women who died and not mentioning their names, which is sometimes questioned in the comments of the posts. Thus, the corpus of this work is the profile @reliquia.rum and its publications. The selection was made based on the regularity of language gestures that configure this archive, in which we observed the operation of different textualities: images, text-captions, and comments. We asked questions to this corpus employing the theoretical and methodological device of Pechutian discourse analysis. We affiliate ourselves to the theoretical assumptions of AD, and weave the path of analysis from the reflections of Pêcheux (2020 [1983]) on discoursive event and memory; of Orlandi (2007 [1992]); 2020b [2004]) on silence and gesture of interpretation; of Costa (2014; 2018) on discursivities of the image, of Dias (2016; 2018) on materiality and digital memory, as well as Mariani (2021) and Robin (2016) on the symbolic thickness of testimonies and memorial gestures. By relating the language pieces of the @reliquia.rum profile to their conditions of production – their broad historical conjuncture (the pandemic), their signifying consistencies, and their digital materiality –, we deduce a discursive process in which senses of female silencing were present. The textualities in @reliquia.rum, sustained by the polyphony of the digital and the symbolic work of collages, created a network of senses that presents the density of silence and the disputes of a memory "under the shock of the event" (PÊCHEUX, 2020 [1983])
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