Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil no âmbito da classificação [recurso eletrônico]
Érica Denise Januário Doiche
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D684c
[Kindergarten Teachers specialized knowlegde in the scope of classification in Mathematics]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (111 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Alessandra Rodrigues de Almeida, Miguel Ribeiro
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem como foco o conhecimento especializado do professor que ensina Matemática, especialmente Geometria, no âmbito particular da classificação de figuras, na Educação Infantil. A investigação realizada discute o conhecimento especializado do professor, a partir do modelo teórico...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa tem como foco o conhecimento especializado do professor que ensina Matemática, especialmente Geometria, no âmbito particular da classificação de figuras, na Educação Infantil. A investigação realizada discute o conhecimento especializado do professor, a partir do modelo teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), em um contexto de formação continuada. Para sua realização, foi feita uma pesquisa referente ao que dizem os documentos oficiais como a BNCC, e, sobre a importância do ensino da classificação desde os primeiros anos de escolaridade. A partir deste embasamento teórico, desenvolveu-se e implementou-se uma Tarefa Formativa com um grupo de oito professoras de Educação Infantil, no intuito de perceber e refletir sobre seu conhecimento. A Tarefa, que foi elaborada em conjunto com o Grupo de Pesquisa e Formação do Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de e que ensina Matemática (CIEspMat) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), teve em sua primeira parte, o objetivo de compreender os conhecimentos prévios das participantes. Na segunda parte, buscou-se identificar, a partir das respostas das professoras, o conhecimento sobre os conteúdos matemáticos referentes à classificação e ao domínio necessário para fazer mudanças à tarefa de acordo com cada faixa etária e com a etapa escolar dos alunos. Considerando a importância que o trabalho, desde a Educação Infantil, tem para o embasamento da aprendizagem das crianças, e, no caso da classificação, para que estas cimentem as primeiras noções de figura geométrica e, ao continuarem sua trajetória escolar, tenham familiaridade com esses conceitos, a formação realizada, apresentou alguns indícios, dentro do grupo analisado, em relação ao conhecimento das professoras sobre nomenclatura, propriedades, escolha de critérios e a importância de aprender a classificar. De modo geral, as produções das participantes revelaram que possuem conhecimento relacionado ao conceito de classificação e quanto às suas aplicações em contextos extra matemáticos, associados ao cotidiano, no entanto, levantavam aspectos genéricos, pouco vinculados à Matemática e sem relacionar o aprendizado da classificação para o desenvolvimento do pensamento matemático. Ao final foi elaborado um diagrama destacando aspectos do conhecimento considerado desejável a todo professor em relação ao tópico da classificação. Espera-se, com este trabalho, contribuir para os estudos relacionados ao referencial teórico acerca do conhecimento especializado do professor que ensina Geometria e buscar caminhos para possibilitar o ensino significativo da Matemática desde a Educação Infantil através da realização de Tarefas Formativas
Ver menos
Abstract: This research focuses on the specialized knowledge of the teacher who teaches Mathematics, especially Geometry, in the particular context of classification of figures, in Early Childhood Education. The investigation carried out discusses the specialized knowledge of the teacher, based on...
Ver mais
Abstract: This research focuses on the specialized knowledge of the teacher who teaches Mathematics, especially Geometry, in the particular context of classification of figures, in Early Childhood Education. The investigation carried out discusses the specialized knowledge of the teacher, based on the theoretical model Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), in a context of continuing education. For its realization, a research was carried out regarding what official documents such as the BNCC say, and about the importance of teaching classification from the first years of schooling. From this theoretical foundation, a Formative Task was developed and implemented with a group of eight Kindergarten teachers, in order to perceive and reflect on their knowledge. The Task, which was elaborated in conjunction with the Research and Formation of Interpretative and Specialized Knowledge of the Mathematics teacher (CIEspMat) at the State University of Campinas (Unicamp), had in its first part, the objective of understanding the prior knowledge of the participants. In the second part, we sought to identify, based on the teachers' answers, knowledge about the mathematical contents related to classification and the domain necessary to make changes to the task according to each age group and the students' school stage. Considering the importance that work, from Kindergarten onwards, has for the foundation of children's learning, and, in the case of classification, for them to cement the first notions of geometrical figure and, when continuing their school trajectory, become familiar with these concepts, the training carried out, presented some indications, within the analyzed group, in relation to the teachers' knowledge about nomenclature, properties, choice of criteria and the importance of learning to classify. In general, the participants' productions revealed that they have knowledge related to the concept of classification and its applications in extra-mathematical contexts, associated with everyday life, however, they raised generic aspects, little linked to Mathematics and without relating the learning of classification to the development of mathematical thinking. At the end, a diagram was drawn up highlighting aspects of knowledge considered desirable to every teacher in relation to the topic of classification. It is expected, with this work, to contribute to the studies related to the theoretical framework about the specialized knowledge of the professor who teaches Geometry and to seek ways to enable the meaningful teaching of Mathematics from Kindergarten through the accomplishment of Formative Tasks
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Orientador
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Coorientador
Losano, Ana Leticia, 1981-
Avaliador
Alencar, Edvonete Souza de
Avaliador
Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil no âmbito da classificação [recurso eletrônico]
Érica Denise Januário Doiche
Conhecimento especializado do professor de Educação Infantil no âmbito da classificação [recurso eletrônico]
Érica Denise Januário Doiche