Companhias do mercado da educação superior no Brasil [recurso eletrônico] : decisões estratégicas e desempenho empresarial no período 2007-2021
Sanete Irani de Andrade
TESE
Português
T/UNICAMP An24c
[Companies in the higher education market in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (249 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Roberto Montes Heloani
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A educação superior ao longo dos últimos anos tem sido alvo de várias transformações desde o lugar ocupado pelas universidades até a forma de sua oferta. Ainda que estas transformações tenham respondido, parcial e tendencialmente, às necessidades sociais, de modernização dos serviços e de...
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Resumo: A educação superior ao longo dos últimos anos tem sido alvo de várias transformações desde o lugar ocupado pelas universidades até a forma de sua oferta. Ainda que estas transformações tenham respondido, parcial e tendencialmente, às necessidades sociais, de modernização dos serviços e de evolução da tecnologia em geral, o seu pano de fundo não lhes teria propiciado uma evolução natural, mas mudanças que visaram à implementação de um projeto estritamente neoliberal. Esta tese teve como proposta analisar as decisões estratégicas e o desempenho empresarial, no período de 2007 a 2021, das quatro maiores companhias do mercado da educação superior no Brasil, que abriram capital na bolsa de valores nesse período: Cogna (Kroton), Yduqs (Estácio), Ser Educacional e Ânima. O estudo teve como objetivo geral compreender como essas quatro empresas do setor da educação superior – em especial, a maior dentre elas, a Cogna – todas com poucos anos de atividade, conseguiram, fazendo uso das ferramentas de gestão e favorecidas pela legislação e demanda, destacar-se, em pouco tempo, como as maiores companhias de educação no país, mais lucrativas e de maior expansão se comparadas, em especial, às empresas do setor de serviços do mercado. A hipótese posta à prova neste estudo é a de que a utilização da legislação governamental que permitiu a transformação de um serviço público em mercadoria – cujas organizações visam antes de tudo o lucro em detrimento da qualidade – facilitou a expansão desses grupos educacionais. Esta hipótese levou também em consideração que tais empresas, muito beneficiadas por políticas focais como o Fies e o Prouni, receberam considerável demanda de estudantes, o que contribuiu para sua expansão. Neste movimento de expansão, essas empresas abriram o capital e ingressaram no mercado de capitais e passaram a negociar parte de seu patrimônio na Bolsa de Valores. A captação de recursos no mercado de capitais permitiu a compra, sem freios, de instituições de educação superior isoladas e a formação de grupos empresariais com grande potencial competitivo. A análise de documentos primários da principal das quatro empresas, a Cogna, efetuou-se nos relatórios de demonstrações financeiras, disponibilizados no seu site, e relativos a seis trimestres, sendo os 1º e 4º de 2019; os 1º, 3º e 4º de 2020; e o 3º de 2021 (representados pelas siglas 1T19, 4T19; 1T20, 3T20, 4T20; e 3T21). Efetuou-se também em releases e em apresentações da Cogna Day desses períodos. O exame destes materiais não visou os dados financeiros da empresa, mas buscaram-se, fundamentalmente, informações a respeito da gestão da companhia, representadas por suas decisões estratégicas, e de como sua função organizacional foi desenvolvida ao longo dos períodos abordados em que se definiu sua posição no mercado. A partir da análise das informações disponibilizadas nestes documentos pôde-se concluir que os Decretos números 2.207 e 2.306, ambos de 1997, foram imprescindíveis para a evolução da educação mercantil no Brasil e que as companhias têm seguido os preceitos do planejamento estratégico e demais ferramentas da gestão para a tomada de suas decisões essenciais. A missão desses grupos educacionais não é, prioritariamente, atender as demandas educacionais da sociedade, mas concentra-se, de modo preferencial, na oferta de serviços altamente lucrativos, nos moldes dos negócios das empresas estritamente econômicas. E para tanto, são buscados, a todo custo e sem trégua, novos métodos de gestão corporativa que respondam à expectativa de sempre maior lucro dos investidores/acionistas. Em decorrência desse modelo de negócio, verifica-se que quem ocupa lugar de destaque neste setor empresarial não é o estudante (cliente), mas o investidor que cobra por retornos sobre seu capital investido
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Abstract: Over the last few years, higher education has been the subject of several transformations, from the place occupied by universities to the way in which they are offered. Although these transformations have partially and tendentially responded to social needs, modernization of services and...
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Abstract: Over the last few years, higher education has been the subject of several transformations, from the place occupied by universities to the way in which they are offered. Although these transformations have partially and tendentially responded to social needs, modernization of services and the evolution of technology in general, their background would not have provided them with a natural evolution, but changes aimed at the implementation of a neoliberal project. This thesis aimed to analyze the strategic decisions and business performance, from 2007 to 2021, of the four largest companies in the higher education market in Brazil, which went public on the stock exchange during this period: Cogna (Kroton), Yduqs (Estácio), Being Educational and Ânima. The general objective of the study was to understand how these four companies in the higher education sector - in particular, the largest among them, Cogna - all with a few years of activity and by making use of management tools and favored by legislation and demand managed to stand out, in a short time, as the largest education companies in the country, more profitable and with greater expansion compared, in particular, to companies in the service sector in the market. The study hypothesis is that the use of government legislation that allowed the transformation of a public service into a commodity – whose organizations aim first and foremost at profit to the detriment of quality – facilitated the expansion of these educational groups. This hypothesis also took into account that such companies, greatly benefited by focal policies such as Fies and Prouni, received considerable demand from students, which contributed to their expansion. In this expansion movement, these companies went public and entered the capital market and began to trade part of their equity on the Stock Exchange. Fundraising in the capital market allowed for the unrestricted purchase of isolated higher education institutions and the formation of business groups with great competitive potential. The analysis of primary documents of the main of the four companies, Cogna, was carried out in the financial statements reports, available on its website, and relating to six quarters, the 1st and 4th of 2019; the 1st, 3rd and 4th of 2020; and the 3rd of 2021. It was also carried out in releases and presentations of Cogna Day in those periods. The examination of these materials did not aim at the company's financial data, but fundamentally, information was sought about the company's management, represented by its strategic decisions, and how its organizational function was developed over the periods covered in which it was defined. its position in the market. From the analysis of the information provided in these documents, it was possible to conclude that Decrees 2,207 and 2,306, both from 1997, were essential for the evolution of mercantile education in Brazil and that companies have followed the precepts of strategic planning and other management tools for making essential decisions. The mission of these educational groups is not primarily to meet the educational demands of society, but rather focuses on offering highly profitable services, along the lines of the business of strictly economic companies. And for that, new methods of corporate management are sought, at all costs and without truce, that respond to the expectation of always greater profit from investors/shareholders. As a result of this business model, it seem that who occupies a prominent place in this business sector is not the student (client), but the investor who charges for returns on their invested capital
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Heloani, José Roberto Montes, 1956-
Orientador
Pioli, Evaldo
Avaliador
Bianchetti, Lucidio
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Amaral, Nelson Cardoso
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Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
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Companhias do mercado da educação superior no Brasil [recurso eletrônico] : decisões estratégicas e desempenho empresarial no período 2007-2021
Sanete Irani de Andrade
Companhias do mercado da educação superior no Brasil [recurso eletrônico] : decisões estratégicas e desempenho empresarial no período 2007-2021
Sanete Irani de Andrade