Música e Dança [recurso eletrônico] : o diálogo dos tempos na coreografia Agora, de Cassi Abranches
Tatiana Avanço Ribeiro dos Santos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R354m
[Music and Dance]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (208 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jorge Luiz Schroeder
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho é uma investigação acerca do tempo como elemento comum na construção de sentidos entre música e dança. Busca-se promover um diálogo entre temporalidades e espacialidades dessas duas artes e de seus artistas criadores, colocando as vozes da pesquisadora, coreógrafa e bailarinos...
Ver mais
Resumo: Este trabalho é uma investigação acerca do tempo como elemento comum na construção de sentidos entre música e dança. Busca-se promover um diálogo entre temporalidades e espacialidades dessas duas artes e de seus artistas criadores, colocando as vozes da pesquisadora, coreógrafa e bailarinos entrevistados em um mesmo nível. Para isso, fundamenta-se na coreomusicologia e na abordagem dialógica de Mikhail Bakhtin, discutindo a aplicabilidade da filosofia da linguagem desse autor quando transposta para estudos das relações entre música e dança. Verifica-se que as ideias bakhtinianas de refração, responsividade, enunciado, gêneros do discurso e especialmente cronotopo podem ser úteis para proporcionar leituras de sentido de obras de dança, bem como para o desenvolvimento de estudos sobre processos colaborativos entre músicos, compositores, bailarinos e coreógrafos. Esse arcabouço teórico foi utilizado para a realização de uma análise coreomusical e dialógica da obra Agora (2019) feita especialmente para a São Paulo Companhia de Dança com coreografia de Cassi Abranches e música de Sebastian Piracés. Conclui-se que a observação das relações entre formas de tempo e espaço da música e da dança – ou seja, seus cronotopos – revela sentidos, sendo um caminho prolífico para a interpretação de obras de dança
Ver menos
Abstract: This work is an investigation about time as a common element for the construction of meaning between music and dance. It aims to promote a dialogue between temporality and spatiality of these two arts and of their artists by putting the voices of the researcher, choreographer, and dancers...
Ver mais
Abstract: This work is an investigation about time as a common element for the construction of meaning between music and dance. It aims to promote a dialogue between temporality and spatiality of these two arts and of their artists by putting the voices of the researcher, choreographer, and dancers on the same level. To this end, the study is based on choreomusicology and on the dialogical approach of Mikhail Bakhtin, that promotes the discussion of the applicability of philosophy of language on studying the relationship between music and dance. This study verifies that Bakhtin’s ideas of refraction, responsivity, linguistic utterance, genders of discourse and specially chronotope can be useful to conduct meaning interpretations of dance works, and can also be suitable for the development of studies about collaboration between musicians, composers, dancers and choreographers. This theoretical framework was utilized for a dialogical and choreomusical analysis of Agora (2019), a dance work of São Paulo Dance Company choreographed by Cassi Abranches and composed by Sebastian Piracés. The conclusion was that the observation of the relation between time and space forms of music and dance – their chronotopes – reveals meanings and can be a prolific path for the interpretation of dance works
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Música e Dança [recurso eletrônico] : o diálogo dos tempos na coreografia Agora, de Cassi Abranches
Tatiana Avanço Ribeiro dos Santos
Música e Dança [recurso eletrônico] : o diálogo dos tempos na coreografia Agora, de Cassi Abranches
Tatiana Avanço Ribeiro dos Santos